Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Convento de Santa Maria da Caridade - Sardoal

A cache by Miguel Laia Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/02/2013
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Convento de Santa Maria da Caridade - Sardoal

História

        Foi ampliado e reedificado em 1676, por iniciativa de D. Gaspar Barata de Mendonça, que foi o primeiro Arcebispo da Baía e Primaz do Brasil.
            A igreja é de uma só nave de abóbada caleada com altar-mor e duas capelas laterais. Na abóbada do berço da Capela-Mor está pintado o brasão do Arcebispo da Baía, com as armas esquarteladas dos Mendonças, Vasconcelos, Mouras e Baratas.
O retábulo do altar-mor é de talha do século XVII. No lado da Epístola há um arcosólio que abriga o mausoléu, no feitio clássico de urna, com larga inscrição na face da arca, assente sobre três leões e o brasão familiar ao alto, onde jazem os restos mortais de D. Gaspar Barata de Mendonça.
           No altar colateral do lado da Epístola está um retábulo - relicário decorado na parte superior com três pinturas sobre tela, representando Santa Clara, Santa Isabel e a Aparição da Virgem a S. Francisco, obras do século XVII.
Neste altar encontra-se a primitiva imagem de Nossa Senhora da Caridade, obra em pedra, provavelmente do século XIV.
          

                             

O altar colateral do lado do Evangelho é dedicado a Nossa Senhora da Esperança, imagem que nele se encontra, entre duas figuras de S. Pedro e S. Paulo.
            No retábulo estão encaixilhadas sete pequenas figuras sobre tela, com a Visitação, a Anunciação, o Presépio, dois pequenos anjos e ainda outra de composição indeterminada.
          Na parte baixa do altar esteve encaixilhado um Oratório (que agora se guarda noutro local, por questões de segurança), peça de arte NANBAN “de madeira lacada de negro, com decoração a pó de ouro, prata e cobre, sobre a marcação a laca vermelha, incrustações de madrepérola, ferragens de cobre trabalhado e dourado, pintura a óleo sobre cobre”.
            Esta peça foi doada (7 de setembro de 1670) a este altar por D.ª Jerónima de Parada, viúva de Gaspar de Sousa Lacerda, que está sepultada aos pés do mesmo altar.
A Sacristia é uma construção típica do princípio do século XVIII ou dos fins do anterior, coberta com um teto pintado em 1720, no estilo dos tetos de ornatos do seiscentismo.
Sobre o arcaz ergue-se uma construção em caixilhos, de talha opulenta, com pilastras e frisos decorativos, emoldurando pinturas sobre tábua, seiscentistas, figurando o Bom Pastor, S. Jerónimo e ainda duas imagens de santos indeterminados, centrados em torno de um Cristo de Marfim do século XVIII, da Escola Flamenga.

    

Nos claustros de simplicidade Franciscana, que convidam à meditação, pode apreciar-se um interessante relógio de sol, um dos poucos que ainda existem no concelho de Sardoal.
            Na Galilé, à direita, está a capela do Senhor dos Remédios, decorada com um silhar de azulejos azuis e brancos (séc. XVIII) com figuras ornamentais e quatro painéis com os Passos de Cristo.
            Na parede da capela do Senhor dos Remédios, existe um Calvário, que se mantém todo o ano de portas fechadas, sendo exposto aos fiéis apenas no dia da Procissão dos Passos do Senhor.

 

A Cache e o seu Enigma

       Esta é mais uma cache que vos leva a conhecer ou apenas relembrar um bonito convento, sendo uma das atracções mais bonitas desta vila! Esta cache não é difícil de encontrar, nem difícil de desvendar o enigma, se precisarem de ajuda não hesitem em contactar-me!

     A cache não se encontra nas coordenadas iniciais, para obter as coordenadas terá de descobrir o seguinte enigma...Boa Sorte!

Enigma:

Após resolver o enigma e obter coordenadas, vá em busca de uma cache. Nessa cache estarão as coordenadas da cache final sem qualquer tipo de enigma. Dessa cache à cache final não serão necessários veículos, poderá ir a pé!

       IMPORTANTE: Para esta cache terão de levar material de escrita e ter em atenção os possíveis muggles no local, NÃO É RECOMENDÁVEL FAZÊ-LA DE NOITE!

       Não coloquem fotografias, nem façam comentários que possam revelar a localização e a forma do próprio containerBoa Sorte!

Para verificar se a resolução do engima está correta:

Additional Hints (Decrypt)

1ª pnpur: An 1ª áeiber qb ynqb qvervgb. Aãb é arprffáevb ragene ab wneqvz, onfgn fragne-fr ab zheb...
Pnpur svany: Hgvyvmrz b bysngb!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.