Skip to content

O esconderijo dos cagarros Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




O esconderijo dos Cagarros 


A Calonectris diomedea borealis, também referida como cagarro, cagarra-do-atlântico, pardela-de-bico-amarelo, é uma ave migratória encontrada em grande quantidade no Oceano Atlântico, na região do arquipélago dos Açores. É uma subespécie que vem nidificar às ilhas do Atlântico Norte.
O cagarro é a ave marinha mais abundante nos Açores, totalizando actualmente (dados de 2010) cerca de 188.000 casais reprodutores.
A população nidificante açoriana representa 75% da população mundial da subespécie "Calonectris diomedea borealis" e 65% da espécie Calonectris diomedea. Para além dos Açores, esta ave nidifica nos arquipélagos da Madeira, Canárias, e nas Berlengas, ao longo do litoral de todas as ilhas e em alguns ilhéus, incluindo sectores inacessíveis em falésias.


 

 Conforme descrição do "Centro de Jovens Naturalista de Santa Maria", a ave apresenta

  • Corpo forte e em posição atarracada;
  • Bico adunco, de cor amarelo-forte, composto de várias peças;
  • Patas cor rosa-claro, recuadas, com membrana interdigital;
  • Polegar reduzido a uma unha, saliente e pontiagudo;
  • Cauda curta;
  • Penas do dorso de cor cinzento-acastanhada;
  • Penas do ventre de cor branca
Trata-se de uma ave adaptada à vida em alto mar, vindo a terra, à sua colónia, na época da reprodução, durante a noite. A envergadura das suas asas varia entre 100 e 125 centímetros. O seu voo é caracterizado pelos poucos movimentos de asas e pela agilidade com que rasa as ondas. Em contrapartida, quando aterram e têm de se deslocar em terra são muito desajeitados.
As fêmeas pesam em média 780 gramas e os machos, maiores do que as fêmeas, aproximam-se das 900 gramas. Podem viver até 40 anos.
Os seus cantos são peculiares e inconfundíveis.



O seu ciclo reprodutor tem uma duração de quase 9 meses, estendendo-se desde finais de Fevereiro até finais de Outubro, e apresenta grande sincronia entre as diferentes fases. Para fazer o ninho escolhe preferencialmente cavidades naturais e fendas na rocha, podendo também reutilizar luras de coelhos no solo ou escavar o seu próprio buraco, que pode atingir alguns metros de profundidade. Nidificam sempre no mesmo ninho, preferencialmente naquele em que nasceram e formam casais para toda a vida.
A postura dos ovos (um por casal, de cor branca) ocorre de fins de maio a início de junho. O ovo é incubado durante 50 a 55 dias, alternadamente pelo macho e pela fêmea, em turnos com duração de 2 a 8 dias. A eclosão regista-se nos finais de julho e a emancipação dos juvenis entre finais de outubro e início de novembro. Neste momento, a cria é abandonada pelos pais, para se tornar independente. A mortalidade destes juvenis é alta, estimando-se que apenas um ovo em dez produzirá um adulto capaz de se reproduzir.
Os cagarros reúnem-se em grande bandos e efectuam migrações trans-equatoriais, nomeadamente, para a costa do Brasil, do Uruguai e para o sul da África.
No mar, onde passam a maior parte do tempo em busca de alimento, é frequente observar bandos de cagarros ("jangadas") a alimentar-se em associação com outros predadores marinhos, tais como cetáceos e tunídeos, que dirigem as potenciais presas para a superfície. Na sua dieta incluem-se pequenos peixes pelágicos (como por exemplo, o chicharro ou cavala, pequenas lulas e crustáceos.







SOS CAGARRO

Com apenas três meses de idade o cagarro juvenil sai do ninho pela primeira vez e enfrenta diversos perigos. Orientado essencialmente pelas estrelas, confundem-se com as luzes artificiais dos automóveis e das povoações, nas noites nubladas de Outubro. Muitos acabam por colidir ou por serem atropelados.
A Campanha SOS Cagarro decorre anualmente na Região Autónoma dos Açores entre 1 de Outubro e 15 de Novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos seus ninhos para o primeiro voo transoceânico. Esta campanha está organizada em duas vertentes: a de Educação Ambiental e a de Conservação da Natureza. Por estímulo do Doutor Luís Monteiro, investigador da Universidade do Açores, depois de uma primeira actividade iniciada em 1991 com a Câmara Municipal de Vila do Corvo e, em 1993, com o Governo Regional dos Açores e a organização não-governamental "Amigos dos Açores", a Campanha, que decorre regularmente desde 1995, tem como principal objectivo envolver as entidades e o público em geral no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e nas suas proximidades. Nesse período, muitos dos cagarros juvenis resgatados nas ilhas açoriana no âmbito da campanha já regressaram ao arquipélago para acasalar e ter as suas crias.
A conduta a seguir para o salvamento de um cagarro juvenil encontrado é:
  1. Aproximar-se lentamente da ave por trás, para não a assustar;
  2. Com calma e segurança cobrir o corpo da ave com um casaco, toalha ou manta;
  3. Sem magoar a ave, segurá-la pelo pescoço e pela cauda, de modo a envolver integralmente o seu corpo;
  4. Com cuidado, colocá-la numa caixa de cartão com furos para permitir a ventilação;
  5. Entregá-lo a um dos postos locais mantidos pelo Serviço de Ambiente nesta época para recebê-los.
Enquanto estiver na sua posse, a ave deverá ser mantida protegida na caixa, em loca tranquilo e escuro, ao abrigo de animais domésticos como cães e gatos. Nesta altura, a ave não necessita de alimento ou água.



Escuteiros e os Cagarros.
Desde muito cedo que os Escuteiros, de todos as ilhas Açorianas, participam de uma forma muito activa e empenhada, nas várias edições desta interessante campanha do SOS CAGARRO. Um dos Agrupamentos, geralmente, bastante, empenhado e participante nas várias campanhas, é o dos Escuteiros Marítimos de S. José (Agrupamento 1197 - CNE).


Cache:

Para logar a cache devera levar consigo material de escrita e uma pinça.
Por favor não faça logs forçados e tenha atenção aos muglles.
Trate o contentor com carinho e deixe-o na mesma posição em que o encontrou.




Calonectris diomedea borealis



 The Calonectris diomedea borealis, also referred to as cagarro, shearwater-the Atlantic, shearwater-peas-yellow, is a migratory bird found in large quantities in the Atlantic Ocean in the Azores region. It is a subspecies that nest comes to the North Atlantic islands.
The cagarro is the most abundant seabird in the Azores, currently totaling (2010 data) about 188,000 breeding pairs.
The Azorean nesting population represents 75% of the world population of the subspecies "Calonectris diomedea borealis" and 65% of species Calonectris diomedea. In addition to the Azores, this bird nests in the archipelagos of Madeira and the Canaries and the Berlengas, along the coastline of all islands and several islets including cliffs in inaccessible areas.






 As described in the " Young Naturalist Center of Santa Maria " , the bird has



• Strong and stocky body position;
                                               • Hooked beak, strong yellow color , composed of several pieces ;
                          • Legs , a light pink color and indented with webbed ;
                • Reduced to a nail , and the pointed project  
                                                        • Short tail ;
                 • Feathers of the back brownish - gray color ;
                                                        • feathers belly white


This is a bird adapted to life at sea , coming to land , to their colony at the time of reproduction, overnight. The extent of their wings between 100 and 125 centimeters. Your flight is characterized by few movements of wings and the agility with which shallow waves . In contrast , when they land and have to travel on land are very clumsy .

Females weighing on average 780 g and the males larger than females, the approximate 900 grams. They can live up to 40 years.
Their corners are peculiar and unmistakable .

 As described in the "Young Naturalist Center of Santa Maria", the bird has

Strong and stocky body position;
Hooked beak, strong yellow color, composed of several pieces;
Legs pale pink color and indented with webbed;
Reduced to a thumb nail, protruding, pointed;
Short tail;
Feathers of the back brownish-gray color;
Belly feathers white
This is a bird adapted to life at sea, coming to land, to their colony at the time of reproduction, overnight. The extent of their wings between 100 and 125 centimeters. Your flight is characterized by few movements of wings and the agility with which shallow waves. In contrast, when they land and have to travel on land are very clumsy.
Females weighing on average 780 g and the males larger than females, the approximate 900 grams. They can live up to 40 years.
Their corners are peculiar and unmistakable.







Scouts and Cory's Shearwater.
From very early on Scouts, of all the Azores islands, participate in a very active and committed way in the various editions of this interesting campaign SOS Cory's Shearwater. One of Clustered usually enough, and committed participant in several campaigns, is the Maritime Scouts of S. Joseph (1197 Grouping - CNE).


Additional Hints (Decrypt)

Rfgn an tehgn. Vg`f ba gur pnir

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)