Skip to content

Fonte da Areia EarthCache

Hidden : 12/07/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A ilha do Porto Santo nasceu de erupções vulcânicas submarinas no período miocénico, na longínqua era terciária, sendo mais velha do que a ilha da Madeira.

As erupções vulcânicas deram a formação de rochas básicas e intermédias e, prolongaram-se até ao Quaternário, constituindo estas formações o substrato e as áreas de topografia mais acidentada.

É admitida a existência de três fases de vulcanismo distintas, seguidas, cada uma delas por episódios sedimentares correspondentes a períodos de acalmia.

A primeira fase caracterizada por derrames lávicos de basaltos, materiais piroclásticos, entre outros. Seguiu-se a deposição de formações marinhas de calcários fossilíferos.

A segunda fase, de natureza fissural cortou e metamorfizou os complexos vulcânicos anteriores.

A terceira fase, do tipo intrusivo deu origem a numerosos filões e diques que cortaram as formações calcárias e as formações vulcânicas, sendo de origem variada, basáltica, andesítica, entre outras. Segue-se a deposição de calcoarenitos com camadas argilo-detríticas.

A ilha é formada por um conjunto de complexos vulcânicos de composição diferenciada mais expostos nos sectores Nordeste e Sudoeste da ilha, e por rochas sedimentares que revestem o sector central e a costa Sul da Ilha.

A actividade dos vários aparelhos vulcânicos deu origem a diversos vulcanitos (incluindo domos) e piroclastos, consolidados em tufos sob a forma de escórias. Os vulcanitos, incluindo os domos, são agrupados em dois grupos “Basaltos e Andesitos” e “Traquitos e Riolitos”.

Os Picos constituídos por rochas de cor escura, correspondem a “Basaltos e Andesitos”, enquanto que noutros picos constituídos com rochas de cor clara, estas correspondem a “Traquitos e Riolitos”.

A Fonte da Areia está localizada a norte da ilha e foi formada depois da era terciária após a formação de uma barreira coralígena à volta da ilha. Com a descida do nível do mar durante as glaciações do Quaternário, os ventos encarregaram-se de desgastar os corais, transportando para a ilha as areias com que construíram a duna da Fonte da Areia e a excelente praia que ocupa quase toda a costa Sul.

Estas formações sedimentares na Fonte da Areia estão representadas por eolianitos calcoareníticos, paleosolos silto -argilosos, depósitos de praia, crostas calcárias, depósitos fluviais e depósitos de vertente. Os depósitos eolianitos calcoareníticos de formação Eolianítica, podem atingir espessuras da ordem de 40 a 50m. Os calcoarenitos apresentam uma cor amarelo-esbranquiçada sendo constituídos por fragmentos de algas calcárias e de exoesqueletos de organismos marinhos e terrestres. A consolidação das areias carbonatadas organogénicas em calcoarenitos esteve relacionada com a acção das águas da chuva que, percolando por infiltração nos níveis superiores do sedimento muito poroso, vão-se enriquecendo em bicarbonato de cálcio devido à dissolução até que atinjam a saturação em níveis mais profundos, precipitando o carbonato de cálcio que funciona como cimento que une as partículas de areia.

Por debaixo destas areias, ocorre uma unidade argilosa de espessura variável, possivelmente formada em ambiente lacustre, a qual assenta em discordância angular sobre uma antiga superfície de erosão talhada em rochas filoneanas e vulcânicas basálticas.

A Earthcache

No Ground Zero e arredores é possível observar autenticas esculturas moldadas nestes sedimentos devido a erosão.

Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes perguntas por e-mail:

1. Nas coordenadas indicadas olha para a tua direita (tendo em conta que estas a descer a estrada) e diz qual dos esquemas abaixo ilustra melhor o que vês (A, B, C ou D).

2. Qual achas que foi o principal tipo de erosão responsável pela formação destas esculturas?

3. Dirige-te até o Waypoint 1. O que encontras aqui?

4. Tira uma foto tua ou do teu nickname junto a uma das placas que diz “Fonte da Areia”. (Tarefa obrigatória a partir de 23 de Abril de 2020).

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log e fazer o upload da foto, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, ou não faças o upload da foto, o teu log será eliminado.

The Earthcache

In the Ground Zero and surrounding areas you can see authentic cast sculptures in these sediments due to erosion.

To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:

1. In the indicated coordinates look to your right (taking into account that you are going down the road) and says which of the schemes below best illustrates what you see (A, B, C or D).

2. What do you think was the main type of erosion responsible for the formation of these sculptures?

3. Go to Waypoint 1. What do you find here?

4. Take a photo of youself or your nickname next to one of the boards that says "Fonte da Areia". (Mandatory task from April 23, 2020).

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, and upload the photo, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, or do not upload the photo, your log will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)