Skip to content

<

Prot.CivilMação I

A cache by KanukaEira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/07/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta ideia surge no âmbito de um projeto a nível escolar e do meu lado aventureiro. Estando ligada a área de Protecção Civil, achei divertido ligar o Geocaching com a Protecção Civil, de forma a demostrar no real o que é feito no meu Concelho, e ao mesmo tempo mostrar lugares magníficos sempre em contacto com a natureza.


Prot.CivilMação I

Caraterização do Concelho de Mação

 

                                                                  

O Concelho de Mação esta localizado na Zona Centro do Território Português e apresenta uma situação administrativa algo ambígua, na medida em que relativamente a alguns fatores administrativos e relativos a área da Justiça é a parte integrante do Distrito de Santarém, sendo incluído na Região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto noutros aspetos, nomeadamente no que diz respeito às Zonas da Direção Regional de Agricultura e Educação, insere-se na zona conhecida por Pinhal Interior Sul – Distrito de Castelo Branco e Beira Interior. O Bombeiros Voluntários de Mação encontra-se sob a dependência do COS (Centro de Distrital de Operações de Socorro) de Santarém.

Em termos de proximidades geográficas, este Concelho situa-se a 77 km de Santarém, 18 km de Abrantes e a 170 km de lisboa, o que o coloca no vértice de três regiões: Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo. No que refere-se á sua posição geográfica o Concelho é limitado a Norte pelos Concelhos de Vila de Rei, Sertã e Proença-a-Nova e a Nascente pelos Concelhos de Vila Velha de Rodão e Nisa, a Poente pelos Concelhos de Sardoal, Vila de Rei e Sul pelos Concelhos de Abrantes, Gavião através do Rio Tejo. O Concelho de Mação ocupa uma área territorial de 40 001 ha e administrativamente subdivide-se em 6 freguesias: Mação, Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos, Ortiga.


 
Mação apresenta um índice elevado de suscetibilidade a incêndios florestais. As mudanças climáticas indicam que a probabilidade de ocorrência destas condições extremas tende a aumentar, fazendo com que a frequência de dias quentes e a duração dos períodos com maior perigosidade aumentem.
Após os últimos grandes incêndios, o Município de Mação uniu esforços de forma a criar medidas para mitigar este perigo. Medidas essas que revogam ao melhoramento dos meios de vigilância e detecção, a construção/aquisição de estruturas de apoio ao combate, o desenvolvimento de ações de silvicultura e de gestão florestal e por último a promoção de ações de incentivo ao associativismo florestal

Cache

Ao chegar junto do local da cache percorra com o olhar sob o horizonte até encontrar uma pequena casa branca num monte, é uma capela de nome São Gens (aconselho a visitar), ao seu lado vai ver uma faixa de gestão de combustível na via de transporte de energia elétrica média tensão e um pouco mais ao lado uma faixa de gestão de combustível junto a uma via municipal (estrada), se olhar com mais atenção, ao seu redor irá identificar mais faixas de gestão.

A cache insere-se no âmbito de demonstração de algumas Boas Praticas em Proteção Civil no Concelho de Mação. A cache, esta situada no Parque Eólico da Serra do Bando da Amêndoa (Vale de Amêndoa, ver as coordenadas). Neste local poderá desfrutar uma magnifica vista sob Aldeia de Castelo, assim como observar uma das boas práticas criadas pela Protecção Civil de Mação, descrita seguidamente:

 Gestão dos Combustíveis Florestais

Os incêndios de 2003 e 2005 vieram demostrar claramente a insuficiente recuperação das áreas florestais do concelho. A autarquia desencadeou de imediato uma serie de iniciativas, das quais se destaca a planificação e execução de uma rede de faixas de gestão de combustíveis ao longo da rede viária com 15 m de largura para cada lado nas principais vias municipais. A autarquia conseguiu assim, com a colaboração dos proprietários florestais do concelho, proceder a construção deste tipo de infraestruturas ao longo de aproximadamente 230 km (216 ha) de vias municipais. A autarquia ainda assumiu a limpeza total de uma faixa com largura média de 18 metros sob todas as linhas de transporte de energia elétrica de média e alta tensão que atravessam as áreas verdes do concelho. Este tipo de intervenção foi executado sob 116 km de linhas elétricas, dotando-se assim as áreas florestais do concelho destas fundamentais infraestruturas de compartimentação, com inegociáveis ganhos em ternos de recuperação do território. Nas faixas de gestão de combustível sob as linhas de média e alta tensão foi realizada uma redução de combustíveis, suprimindo a vegetação, arbórea, herbácea e arbustiva, garantindo deste modo, a descontinuidade horizontal e vertical da vegetação.

 Foi ainda implementado um correta sinalização nas infraestruturas que permite uma adequada identificação das mesmas, aumentando assim o nível de segurança e eficácia nas operações de combate aos incêndios florestais. A sinalética permite ainda de uma maneira mais fácil controlo e manutenção das infraestruturas, facilitando a sua inventariação. Estão colocadas 735 novas placas.

Percurso

Aconselho que circule devagar, e atenção ao mau tempo, pois a via de acesso ao local é feita em parte por estradão (caminho de terra batida), em caso de chuvas a via trona-se perigosa, caso tenha uma 4x4 torna-se mais fácil o acesso.

Vale da Amêndoa situa-se entre o Pereiro e Chão de Codes, existe duas vias de acesso ao Vale de Amêndoa, entrada Norte e entrada Sul. Entre na entrada Norte (existe sinalização com o nome das entradas) siga a via de alcatrão (o alcatrão encontra-se bastante danificada, circule devagar), depois siga ate acabar o alcatrão, ai, vai encontrar um entroncamento, vire a esquerda, o caminho mais plano, vai andar 1400 metros por estradão (caminho em terra batida), ao fim vai voltar a entrar no alcatrão, vai de novo encontrar um entroncamento vire a direita, é uma subida de bastante declive. 

Mapa

Todas as informações foram retiradas do PMDFCI (Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios). Há muitas mais Boas Praticas a nível da Proteção civil no Concelho de Mação, apenas destaquei estas, de forma a visitar e ter uma ideia do que se faz pelo Concelho.

Peço que dê a sua opinião, quanto a Protecção Civil no Concelho de forma a ter uma ideia de como pensa sobre este assunto e sobre as minhas caches, de forma a melhora-las. Isto aqui na pagina quando efetuar o registo.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                     

            

 

Additional Hints (Decrypt)

Qr seragr cnen n Nyqrvn qb Pnfgryb, qr pbfgnf cnen nf Róyvpnf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.