Prot.CivilMaçãoIII
Caraterização do Concelho de Mação

O Concelho de Mação esta localizado na Zona centro do Território Português e apresenta uma situação administrativa algo ambígua, na medida em que relativamente a alguns fatores administrativos e relativos a área da Justiça é a parte integrante do Distrito de Santarém, sendo incluído na Região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto noutros aspetos, nomeadamente no que diz respeito às Zonas da Direção Regional de Agricultura e Educação, insere-se na Zona conhecida por Pinhal Interior Sul – Distrito de Castelo Branco e Beira Interior. O Bombeiros Voluntários de Mação encontra-se sob a dependência do COS (Centro de Distrital de Operações de Socorro) de Santarém.
Em termos de proximidades geográficas, este Concelho situa-se a 77 km de Santarém, 18 km de Abrantes e a 170 km de Lisboa, o que o coloca no vértice de três regiões: Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo. No que refere-se á sua posição geográfica o Concelho é limitado a Norte pelos Concelhos de Vila de Rei, Sertã e Proença-a-Nova e a Nascente pelos Concelhos de Vila Velha de Rodão e Nisa, a Poente pelos Concelhos de Sardoal, Vila de Rei e Sul pelos Concelhos de Abrantes, Gavião através do Rio Tejo. O Concelho de Mação ocupa uma área territorial de 40 001 há e administrativamente subdivide-se em 6 freguesias: Mação, Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos, Ortiga.
Mação apresenta um índice elevado de suscetibilidade a incêndios florestais. As mudanças climáticas indicam que a probabilidade de ocorrência destas condições extremas tende a aumentar, fazendo com que a frequência de dias quentes e a duração dos períodos com maior perigosidade aumentem.
Após os últimos grandes incêndios, o Município de Mação uniu esforços de forma a criar medidas para mitigar este perigo. Medidas essas que revogam ao melhoramento dos meios de vigilância e detecção, a construção/aquisição de estruturas de apoio ao combate, o desenvolvimento de ações de silvicultura e de gestão florestal e por último a promoção de ações de incentivo ao associativismo florestal.
Cache
Esta insere-se no âmbito de demonstração de Boas Praticas em Proteção Civil no Concelho de Mação. A cache, esta situada no sopé do Parque Eólico da Serra do Bando. Neste local poderá desfrutar da natureza, pois a lagoa existe uma espécie de ave o Pato-Real, com sorte poderá ver Coelhos ou ate mesmo Javalis, por isso peço especial atenção na área.

Pode observar uma das Boas Práticas criadas pela Protecção Civil de Mação, descrita seguidamente:
Rede de pontos de água
Conjunto de estruturas de armazenamento de água de planos de água acessíveis e de pontos de água, com função de apoio ao reabastecimento dos equipamentos de luta contra incêndios.
A disponibilização de uma rede de pontos de água para o reabastecimento dos meios de combate aos incêndios florestais é naturalmente, um fator fundamental para o sucesso das operações de combate.
Esta rede é constituída por um conjunto de estruturas de armazenamento de água, de pontos de água acessíveis e de pontos de tomada de água, operacionais com caso de incêndio. Atualmente a maior preocupação nesta área centra-se na necessidade de em determinadas áreas do Concelho, melhor a disponibilidade de locais utilizáveis pelos Meios Aéreos. Neste momento o Concelho encontra-se dotado de 74 pontos de água que fazem parte integrante da estrutura de apoio ao combate. Esta é a única Lagoa natural no Conselho(Lagoa da Lameira do Castelo). Usada este ano (2013) pela primeira vez no incêndio ocorrido onde se encontra a cache Prot.CivilMação I.
NAO TOME BANHO NA LAGOA!
Todas as informações foram retiradas do PMDFCI (Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios). Há muitas mais Boas Praticas a nível da Proteção civil no Concelho de Mação, apenas destaquei estas, de forma a visitar e ter uma ideia do que se faz pelo Concelho.
Peço que dê a sua opinião, quanto a Protecção Civil no Concelho de forma a ter uma ideia de como pensa sobre este assunto e sobre as minhas caches, de forma a melhora-las. Isto aqui na pagina quando efetuar o registo.