Skip to content

Ippon Mystery Cache

Hidden : 12/11/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Tradução:

 

Esta geocache visa divulgar a história da espectacular modalidade que é o judo!

O judo foi criado no Japão, em 1882, por Jigoro Kano, tendo sido baseado no jiu-jitsu*, uma arte marcial praticada pelos cavaleiros do Kamakura entre os séculos XII e XIV.

Com a criação do judo, Jigoro Kano quis, acima de tudo, veicular um desporto assente na educação física e não numa luta violenta e sem limites. Assim, fez a síntese das melhores técnicas de jiu-jitsu, escolhendo os golpes mais eficazes e racionais, elimina as práticas perigosas e incompatíveis com o fim elevado que visava, possibilitando uma prática segura e racional. Aperfeiçoou a forma de cair e inventou o princípio das quedas de amortecimento (ukemi), criou uma vestimenta especial de treino (judogi) pois o antigo traje dos jiu-jitsucas era pesado, desconfortável e por vezes causava feridas.

Foi precisamente em fevereiro de 1882 que Jigoro Kano inaugura a sua primeira escola de judo, no bairro de Shimoya, em Tóquio, batizada de “Kodokan” (que significa “Instituto do Caminho da Fraternidade”).

O início do Kodokan é muito modesto. A primeira sala de judo (dojo) tinha apenas 12 tapetes (tatamis). No entanto, o Kodokan cresceu de ano para ano, sendo criados novos centros de ensino.

A crescente popularidade do judo, que era muito praticado por estudantes, fez com que a modalidade passasse a fazer parte dos desportos escolares obrigatórios, deixando de ser um desporto de moda exclusivo do Kodokan.

A partir de 1905, após a vitória do Japão sobre a Rússia, o interesse pela cultura estrangeira declinou e o nacionalismo reapareceu. O judo beneficiou desta renovação da tradição nipónica.

Em 1919 o Kodokan foi reconhecido oficialmente como instituição de âmbito desportivo.

Em 1920 Kano consagra-se inteiramente ao judo e reorganiza definitivamente o Gokyo, um sistema pedagógico fixo, com a ajuda de uma dúzia dos melhores mestres. O Gokyo engloba as 40 projecções fundamentais e permanece inalterado até aos dias de hoje.

Com o passar dos tempos, o judo passa a integrar o currículo escolar e em 1931 torna-se disciplina obrigatória para rapazes, em todo o país.

Em 1934, Kano organiza o primeiro Campeonato de Judo do Japão, que alcança um grande êxito e consagra o judo como um desporto moderno de combate.

Em 1946 os professores do Kodokan foram autorizados a ensinar judo às tropas americanas. Apresentando-se não como uma arte marcial, mas como um desporto, o novo judo japonês iria expandir-se pelo mundo inteiro em pouquíssimo tempo.

Após a segunda guerra mundial o público, ainda condicionado pela agressividade de tantos anos de hostilidade, sentia inconscientemente a vaga necessidade de se defender, de estar armado, de se sentir forte. Sem o saberem, foi este o fenómeno psicológico explorado pelos pioneiros do judo.

Pouco a pouco o autêntico judo de Jigoro Kano foi ensinado por toda a parte. O período desportivo começava.

Em 1949 é fundada a Federação Japonesa de Judo, cuja sede fica a funcionar no Kodokan. Cada país organizava a sua própria federação nacional. Com a fundação da Federação Internacional de Judo em 1951, o judo irá começar a ganhar uma verdadeira dimensão internacional.

Em 1964 o judo integrou os Jogos Olímpicos de Tóquio como desporto masculino.

Em 1988, o judo feminino integrou, de forma experimental, os Jogos Olímpicos de Seul. Só nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 o judo feminino tornou-se, oficialmente, numa modalidade olímpica.

Hoje, a modalidade também integra os Jogos Paralímpicos e os Jogos Olímpicos Especiais.

O judo é considerado pela UNESCO, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, o desporto mais adequado para crianças e jovens dos 4 aos 21 anos, face aos benefícios ao nível da integração física, psíquica e social que a sua prática promove.


* São três as lendas que nos falam da origem do jiu-jitsu, todas elas situando-se entre os séculos XIV e XVI. Leia-as aqui.


JIGORO KANO

 

Jigoro Kano nasceu em 28 de outubro de 1860 em Mikage, perto da cidade de Kobe, no Japão.

Com grande habilidade para línguas e inteletualmente bastante dotado, estudava com alunos mais velhos e maiores do que ele, pelo que cedo sentiu a necessidade de encontrar uma forma de se defender.

Em 1877, com 17 anos, não obstante do seu espírito vigoroso e combativo, Jigoro Kano era um jovem magro e de pequena estatura, pesava pouco mais de 45 Kg e tinha 1,50 de altura. Na convivência entre estudantes era frequentemente alvo de chacota, situação que o perturbava bastante. No entanto, a sua morfologia não lhe permitia impor-se pela força, razão pela qual decide fortalecer o corpo através do jiu-jitsu, que era conhecido por permitir que um indivíduo pouco robusto conseguisse vencer um adversário mais forte.

Em 1882, ano em que perfaz os 22 anos de idade, Kano estava completamente transformado. Obstinado na sua vontade e postura, treinara-se com afinco e aperfeiçoara-se de forma exemplar, tornando-se num excelente combatente, ágil e eficaz, adquirindo grande confiança nele próprio. Apaixonado pelo jiu-jitsu, questiona os melhores especialistas, estuda antigas obras, devora todos os manuscritos deixados pelos seus antigos mestres. Pouco a pouco este jiu-jitsuca faz a síntese das diversas escolas.

Jigoro Kano doutorou-se em judo, o equivalente a ter sido agraciado com o escalão 12.º dan, o único atribuído até hoje e muito justamente, não fosse ele o “pai” da modalidade.

A 4 de maio de 1938 morre, vítima de pneumonia, a bordo do navio S. S. Hikawa Maru na viagem de regresso do Cairo, onde se realizara a assembleia geral do Comité Internacional dos Jogos Olímpicos, que tinha aceite a sua proposta de realização dos 12.º Jogos Olímpicos em Tóquio. Ironicamente, esta competição a ser realizada no Japão, tão desejada por Kano, foi cancelada devido à Segunda Guerra Mundial.

À data da morte de Jigoro Kano, em 1938, no Japão, haviam cerca de 120.000 judocas recenseados, dos quais cerca de 90.000 eram cintos negros.


A GEOCACHE MISTÉRIO

 

As coordenadas publicadas correspondem à localização da sede da Associação de Judo da Região Autónoma da Madeira (AJRAM). Não é aí que a geocache se encontra! As respostas ao seguinte questionário fornecer-lhe-ão os dados que precisa para conseguir aceder à mesma (depois poderá confirmar a sua solução no geochecker disponibilizado no final da listing).

ATENÇÃO: SÓ É POSSIVEL ACEDER AO CONTAINER DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 14:00 ÀS 19:00.

Por favor, peço especial cuidado no manuseamento do container! Não forçe nada! E tenha o cuidado em deixar tudo como encontrou ou até melhor, se possível! Obrigado!

 

1. Quem fundou o judo no ano de 1882?
a) Jigoro Kano (八);
b) Steven Seagal (零);
c) Chuck Norris (七);
d) Kano Nakamura (三).

 

2. Que arte marcial esteve na origem do judo?
a) Karaté (六);
b) Kung fu (五);
c) Jiu-jitsu (七);
d) Sumo (二).

 

3. O que significa a palavra “judo”?
a) Força bruta (八);
b) Via da suavidade (六);
c) Suavidade da via (四);
d) Suavidade aplicada na força (二).

 

4. Qual dos seguintes valores não faz parte do Código Moral do Judo?
a) Cortesia (六);
b) Honra (八);
c) Sinceridade (零);
d) Prestígio (五).

 

5. Que nome se dá ao vestuário completo de um judoca?
a) Judogi (零);
b) Kimono (五);
c) Fato de judo (九);
d) Kimono judogi (四).

 

6. A pontuação máxima que um judoca pode atingir num combate (aplicando um golpe perfeito que projecte o adversário com as costas no tapete, imobilizando-o por 20 segundos ou aplicando-lhe uma técnica de submissão que o obrigue a desistir) e que lhe atribuiu vitória imediata, denomina-se por:
a) Wazari (五);
b) Ippon (三);
c) Mate (零);
d) Shido (七).

 

7. Quem é considerado o “pai” do judo português?
a) Kiyoshi Azevedo (九);
b) Dalai Lama (零);
c) Kiyoshi Kobaiyashi (六);
d) Eusébio (一).

 

COORDENADAS FINAIS:

N 32º 38.(Q1)(Q2)(Q3)

W 016º 5(Q4).(Q5)(Q6)(Q7)


Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Ynqb qvervgb, nb ragene
Fó é cbffíiry nprqre nb pbagnvare qr frthaqn n frkgn-srven, qnf 14:00 àf 19:00

[EN] Evtug fvqr, jura ragrevat
Vg vf bayl cbffvoyr gb npprff gur pbagnvare sebz Zbaqnl gb Sevqnl, sebz 14:00 gb 19:00

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)