Skip to content

This cache has been archived.

shubaca: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.

Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção".
Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema.
É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache.
Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache..[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=shubaca]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

More
<

Mar que nos Chama e nos Une

A cache by 1197-CNE-Açores Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/16/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

POR ESTE MAR QUE NOS CHAMA E NOS UNE

Agrupamento 1197 – CNE – AÇORES

                                 ESCUTISMO MARÍTIMO  

 

 

PORTUGUÊS

   Os faróis são muito importantes para os marinheiros e devido à sua primordial importância para a navegação (segurança e orientação). Assim os Escuteiros Marítimos têm uma marcada ligação e “amizade” aos Faróis e Homens que lá trabalham – os Faroleiros.

    

   O Agrupamento 1197 – Escuteiros Marítimos de S. José – Ponta Delgada - do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – Açores, tem realizado desde há trezeanos, atividades regionais e de agrupamento,chamadas “Mar que nos Chama” e “Mar que nos Une” (atividade regional do CNE – Açores),destinadas a jovens açorianos, escuteiros (marítimos e terrestres) e outros jovens, de todas as ilhas dos Açores, a bordo de vários veleiros de diferentes nacionalidades, nomeadamente:

 

 

 

     

 

      

 

  

- NRP Sagres, de nacionalidade portuguesa – da Marinha de Portugal

- NTM Creoula e NTM Santa Maria Manuela, de nacionalidade portuguesa

- Stavros Niarchos, Prince William, Challenger 1, 2, 3 e 4

  de nacionalidade inglesa - da Tall Ships Youth Trust,

- Pogória de nacionalidade polaca – da Training Polish

- Bounty de nacionalidade norte americana

  (este veleiro naufragou em outubro de 2012, durante o furacão Sandy)

- Mir, de nacionalidade russa

       

    Ao longo destes anos, embarcaram mais de mil jovens açorianos, em mais de vinte cruzeiros/atividades, em doze veleiros. A maior parte destes cruzeiros realizaram-se entre as ilhas do arquipélago dos Açores, mas quatro destes cruzeiros realizaram-se entre os Açores e Cádis, entre os Açores e Gibraltar e entre os Açores e o continente português. Num dos dois cruzeiros realizados a bordo do NTM Creoula, alguns escuteiros marítimos estiveram embarcados cerca de um mês, durante a expedição científica M@rBis, organizada pela Estrutura de Missão dos Assuntos do Mar (EMAM).

 

    Numa das atividades regionais os escuteiros açorianos participaram na regata mundial dos grandes veleiros – Tall Ships Race 2012, entre Lisboa, Cádis, Berlengas e Ílhavo, com trinta escuteiros integrados nas tripulações dos veleiros: Creoula, Santa Maria Manuela e Mir. Numa das “pernas” desta regata a tripulação do Creoula, a que os escuteiros pertenciam, ganhou o prémio da “melhor e mais animada tripulação”!

 

 

    Estas atividades têm contado sempre com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Marinha Portuguesa, da Aporvela, bem como das Câmaras Municipais dos Açores e de várias empresas privadas.

 

FAROL DE PONTA GARÇA

     O Farol de Ponta Garça localiza-se no lugar do Cinzeiro, freguesia de Ponta Garça, na costa sul da ilha de São Miguel,  Açores. O farol foi construído em 1957 e está instalado no topo de uma torre cilíndrica branca com 14 metros de altura, tendo um edifício anexo. A luz, que tem o número nacional 606 e o número internacional D-2642, está situada a 101 m acima do nível médio do mar e está equipada com uma ótica dióptrica fixa com um tambor de 500 mm de distância focal dotado de sectores brancos e vermelhos. A iluminação é feita com lâmpadas de halogéneo de 50 w operando a uma tensão de 12 v. O alcance da luz vermelha é de 13 e o da luz branca é de 16 milhas náuticas. Este farol é guarnecido por um faroleiro e serve de guia aos navegantes.

     

Descrição DO FAROL

     Complexo composto por um farol, habitação do faroleiro e respetivos anexos. Torre cilíndrica de planta circular e corpo rebocado e pintado, com 14 metros de altura e oito falsos contrafortes dispostos radialmente, estreitando na zona superior, onde existe varandim circular, com guarda em ferro, formada por anéis sobrepostos, pintada de vermelho; no topo dispõem-se cúpula envidraçada com cobertura metálica igualmente pintada de vermelho, coroada por catavento. A torre possui quatro registos de vãos, o inferior rasgado por portal de verga reta e moldura bastante saliente, os dois intermédios por frestas e o último por janela de sacada, de guarda plena, a partir da qual se desenvolve escada de ferro de acesso à cúpula; a janela é ladeada por dois óculos circulares. O acesso à torre do farol faz-se pelo edifício de apoio, de planta retangular e cobertura de laje, de uma água, ligeiramente inclinada criando pala frontal. Fachada principal rebocada e pintada de bege, com cunhais e embasamento em cantaria, com as juntas pintadas de branco, rasgada por porta de verga reta ladeada por dois vãos com tijolo de vidro, de molduras comuns, e encimado por dois grupos de cinco vãos quadrangulares geminados. Fachadas laterais em cantaria com as juntas pintadas de branco. A habitação do faroleiro tem planta retangular, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas revestidas a placas de cantaria, percorridas por embasamento em cantaria, com as juntas pintadas de branco e terminadas em cornija avançada. A fachada principal, virada a E., é rasgada por porta de verga reta ladeada por dois grupos de vãos baixos interligados pelo peitoril e moldura superior, possuindo seis do lado esquerdo e quatro no direito. Fachadas laterais rasgadas por janela de peitoril central com moldura superior e inferior e a posterior por três semelhantes, tendo adossado alpendre constituído por pilares e vigas de betão armado.

Os Escuteiros Marítimos agradecem reconhecidos à Marinha de Portugal

a autorização concedida e a atenção dispensada.

 

A CACHE:

Apesar da cache estar localizada em espaço público, poderá querer passar pela propriedade da Marinha, o que está autorizado pelo:

Comando da Zona Marítima dos Açores e pela Capitania do Porto de Ponta Delgada, no seguinte horário:

das 09H00 às 17H00

A caixa tem um formato não convencional.

Cuidado para não partir o container.

 Deverá desencaixar por baixo e depois desenroscar.

Por favor, sejam discretos, não façam logs forçados, nem postem fotos que possam denunciar a cache.

É necessário levar material de escrita.

Deixem o contentor tal como o encontraram!

 

 

ENGLISH

POR ESTE MAR QUE NOS CHAMA E NOS UNE

Group 1197 - CNE - Azores

SEASCOUTS

    The lighthouses are very important for sailors and due to its prime importance for navigation (safety and orientation). So Seascouts have a link and "friendship" to the lighthouses and Men who work there - the lighthouse keepers.

 

    The Group 1197 - Maritime Scouts of S. Joseph - Ponta Delgada - the National Corps of Scouts - Catholic Portuguese Scouts – in Azores has held since thirteen years ago, regional activities and the group, called "Mar Que Nos chama" and "Mar que nos Une" (regional activity CNE - Azores),that aimed at young Azorean scouts (marine and terrestrial) and other young people from all the islands of the Azores, aboard various sailboats of different nationalities, including:

- NRP Sagres - Navy of Portugal

- NTM Creoula and NTM Santa Maria Manuela, from Portugal

- Stavros Niarchos, Prince William, Challenger 1, 2, 3 and 4

   UK citizens - the Tall Ships Youth Trust,

- Pogoria of Polish nationality - Training ship of Polish

- Bounty of North American nationality

   (this sailboat sank in October 2012, at Hurricane Sandy)

- Mir, a Russian ship

 

     Throughout these years, more than a thousand young Azorean boarded, in over twenty cruises / activities in twelve yachts. Most of these cruises were conducted between the islands of the archipelago, but four of these cruises were held between the Azores and Cadiz, between the Azores and Gibraltar and between the Azores and the Portuguese mainland. One of the two cruises taken aboard the NTM Creoula, some marine scouts were boarded about a month, during the scientific expedition M @ rbis, organized by the Task Maritime Affairs (EMAM).

 

    In regional activities Azorean scouts participated in the regatta of tall ships worldwide - Tall Ships Race 2012, between Lisbon, Cadiz, and Berlengas Aveiro, thirty scouts in integrated crews of sailing: Creoula, Santa Maria Manuela and Mir. In one of the "legs" of this race the crew of Creoula, belonged to the Scouts won the prize for the "best and most lively crew!"

    These activities have always been supported by the Regional Government of the Azores, the Portuguese Navy, the Aporvela and the Municipalities of the Azores and several private companies.

 

PONTA GARÇA LIGHTHOUSE

    The Ponta Garça Lighthouse is located in place of the ashtray, parish of Ponta Garça, on the south coast of the island of São Miguel, Azores. The lighthouse was built in 1957 and is installed on top of a white cylindrical tower with 14 meters high, with an annex building. The light, which has the 606 national number and international number D-2642, is situated 101 m above the sea level and is equipped with a fixed optical diopter drum with a 500 mm focal distance provided with white and red sectors . The lighting is done with halogen bulbs of 50 W operating at a voltage of 12V. The range of the red light is 13 and white light is 16 nautical miles. This lighthouse is manned by a lighthouse keeper and serves as a guide to seamen.

 

DESCRIPTION OF THE LIGHTHOUSE

     Complex consisting of a lighthouse , the lighthouse keeper's cottage and its annexes . Circular cylindrical tower plant and plastered and painted body, 14 feet high and eight false buttresses arranged radially narrowing in the upper zone , where there is circular balcony with iron guard , formed by overlapping rings , painted red , at the top it also has a glazed dome with a painted red metal roof , crowned by weathervane. The tower has four records spans, torn by lower portal and quite straight spar projecting frame , the two middle crevices and the last for , full guard, bay window from which develops iron stair access to the dome , the window is flanked by two circular glasses. The access to the lighthouse tower is through the support building , rectangular in plan and cover slab of a water, creating a gently sloping front flap . the main facade plastered and painted beige, with cornerstones and foundations in stone , painted with white knuckles , ripped straight for door lintel flanked by two bays with glass brick , common moldings , and surmounted by two groups of five quadrangular openings twinned . Side walls masonry with painted white knuckles . The lighthouse keeper's cottage has rectangular plan , single mass and homogeneous coverage hipped roof . Facades with coated plates ashlar masonry covered by foundation , together with the painted white and finished in Advanced cornice. The main facade , facing E. , is torn by a straight lintel door flanked by two groups of interconnected low spans the sill and top frame , having six left and four on the right . Lateral facades torn by central window sill with upper and lower rear frame and three similar , with addorsed porch consisting of pillars and beams of reinforced concrete .

 

The Seascouts gratefully acknowledge the

 Navy Portugal

for the authorization and attention.

 

THE CACHE:

Despite the cache being located in a public space, you may want to go through the property of the Navy, which is authorized by:

Maritime Command Region of the Azores and Ponta Delgada Port Captain, on the following schedule:

from 09H00 to 17H00

The housing has an unconventional shape.

Careful not to break the container.

 You  should disengage from below and then unscrew.

Please be discreet, do not do forced logs, or to post photos that can report the cache.

You must take writing material.

Leave the container as you found it!

 

 

Additional Hints (Decrypt)

Aãb npraqnf n zrpun / Ab frgf va gur jvpx

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.