Lagareta Romano-Judaica do Pinhô

Na Região Demarcada do Dão a presença de 'lagaretas', em locais estratégicos, continua a ser um enigma quanto à sua origem, o mesmo acontecendo em outras regiões do país. Esta tecnologia teria sido importada para a Península Ibérica pelos Romanos, através dos seus escravos. Este 'lagar' escavado no granito, tem a zona da pisa, onde se colocavam as uvas, com um comprimento de aproximadamente 4 metros com 40 cm de largura e 20 cm de altura, com uma inclinação natural para o pio, este com 90 cm por 80 cm, em que a gravidade se encarregava de conduzir o mosto, recém extraído das uvas, pela acção dos pés. Entre a zona da piso e o pio, existe um orifício que poderia ser facilmente tapado. O mosto caindo por gravidade, seria colocado em vasilhas tais como anforas, talhas, barricas ou pipas, sendo mesmo benificiado com mel e ervas aromáticas.

A cache:
Devem levar uma caneta de acetato...
Como se trata de uma cache num local muito movimentado peço-vos por favor que tenham muito cuidado na abordagem da mesma, PREFERENCIALMENTE À NOITE, para que a cache tenha muita durabilidade, e deixem tudo exactamente como encontraram . Quem me conhece sabe que gosto de "dar que fazer".... vão com tempo, não é necessário o uso de força para chegar a esta cache.
PEÇO-VOS POR FAVOR PARA NÃO REVELAREM FOTOS DO CONTAINER FINAl assim como da sua localização.
Obs: Embora eu tenha tido algum trabalho na criação desta cache, agradeço que não me dêem ajudas a mudar as coisas! Estarei sempre disponível para outras opiniões, ideias mas por favor não mudem nada sem o meu consentimento.Obrigado.
Em caso de alguma dúvida é favor contactar via mail: josesousa40@gmail.com
Obs: É favor deixar tudo como encontraram, e não proceder a alterações sem o nosso consentimento.
Uma cache by: Jsousa40
