Skip to content

<

Cebolada Granítica

A cache by anjomaco Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/10/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A EarthCache

Como reclamar esta cache:
 
As coordenadas publicadas levam-nos a um local onde é possível observar o fenómeno da disjunção esferoidal.

Para reclamar esta cache como encontrada deverá enviar um e-mail ao owner com as respostas corretas das seguintes perguntas:

1 - Qual a altura aproximada da "bola" granítica que se encontra à direita do poste de iluminação?


2 - E da "bola" granítica que se encontra à esquerda?

3 - Quais as principais tonalidades que consegue identificar no granito do local?

4 - Qual é a largura do poste de iluminação? 

Se acredita ter concluído com sucesso os objetivos desta Earth Cache e já enviou as respostas conforme solicitado, sinta-se à vontade para a registar como encontrada. Mesmo não sendo obrigatório, será bem vinda uma fotografia sua ou do seu GPSr tirada no local (desde que não revele as respostas solicitadas).

 
How to claim this cache:
 
The published coordinates take you to a place where's possible to observe the spheroidal disjunction phenomenon.

To claim a find for this cache you should send the owner an e-mail with the answers to the following questions:

1 - What is the heigt of the granitic "ball" at right of the lamppost?

2 - And of the granitica "ball" at left?

3 - What are the main shades possible to identify in the granite of this location?

4 - What is the width of the lamppost?

If you think that you have successfully accomplished all the goals of this EarthCache and have already sent the answers to the owner, feel free to log the cache has found.
It is no mandatory, but you're welcome to post a photo of you with your GPSr taken at the cache spot, provided that it won't reveal any of the answers.


Cebolada Granítica

 
Translation ENDEESFR
 

 
As várias rochas que afloram à superfície da Terra estão sujeitas a várias acções físicas e químicas, que levam à sua alteração, à sua fracturação ao seu transporte e à sua deposição. É a partir da decomposição e do transporte destes materiais, que se formam à superfície, os solos.
 
Os fenómenos de alteração superficial das rochas são muito importantes, porque é a partir da erosão, transporte e sedimentação que a superfície da Terra sofre modificações relevantes, que nunca são estáveis, sempre em evolução.

 
Ciclo geológico
O Ciclo geológico (clique para aumentar)
 
Na desagregação das rochas há dois tipos de acções:
 
- Acções físicas e mecânicas, do que resulta a desagregação ou alteração física.
- Acções químicas que conduzem à decomposição ou alteração química.
 
Toda a desagregação se baseia em acções mecânicas físicas e químicas associadas por intermédio de vários agentes que conduzem a fenómenos de Meteorismo, Meteorização ou Intemperismo (para os autores de língua inglesa – Weathering).
 
Das acções físicas, as mais importantes são:
a) Acções térmicas.
b) Acção da água por gelivação
c) Intumescência
d) Acção física da água como simples dissolvente
 
Das acções químicas:
a) Acção química da água como simples dissolvente.
b) Fenómenos de hidratação
c) Fenómenos de Oxidação
d) Hidrólise de silicatos
e) Caulinização de Feldspatos

Pode dar-se como exemplo da meteorização química, que ocorre quando os minerais numa rocha são alterados ou dissolvidos quimicamente, o esborratamento ou a "desaparição" das inscrições que se encontram em antigos monumentos.
Já o cascalho e blocos de pedras e também as fendas em rochas são um exemplo da meteorização física, que ocorre quando a rocha sólida se fragmenta por processos físicos, que não alteram a sua composição química.

A meteorização e a erosão não só estão intrinsecamente ligadas como também são os principais processos do ciclo litológico. Juntamente com a tectónica e o vulcanismo, os outros elementos do ciclo litológico, a meteorização e erosão modificam a forma da superfície terrestre e alteram o material rochoso, convertendo todos os tipos de rochas em sedimentos e formando solos.

  
Meteorização - Deposição
Da meteorização à deposição

Um dos tipos de acção física que é registado com frequência é a Descompressão.
Ocorre descompressão quando rochas enterradas, sujeitas a pressões causadas pela carga suprajacente, são exumadas, sendo-lhes retiradas as rochas suprajacentes por erosão. Os batólitos intrusivos formam-se em profundidade em determinadas condições de pressão e temperatura e esta remoção diminui as pressões confinantes que resulta numa dilatação dos materiais rochosos, gerando uma série de fendas que se desenvolvem num padrão subparalelo à superfície como resultado da descompressão do batólito.

 
Descompressão
A descompressão
 
Estas fendas subdividem uma série de capas, ligeiramente encurvadas, semelhantes a cascas de cebola, que permitem a passagem de fluidos como a água, podendo facilitar outros processos de meteorização física como a criofractura. Ao fenómeno de escamação de lajes encurvadas de rocha a partir da superfície da rocha mãe dá-se o nome de exfoliação.

Um outro fenómeno, denominado de disjunção esferoidal, refere-se ao processo pelo qual massas de rocha sólida são cortadas por fendas segundo um padrão aproximadamente cúbico, que promovem a meteorização da rocha em núcleos esferoidais. Estes núcleos esferoidais são também o resultado do alívio de pressão sobre a massa rochosa, provocando o aparecimento de camadas concêntricas de capas também elas semelhantes a cascas de cebola.

 
Redução progressiva
A redução progressiva do cubo em esfera
 



Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.