Caminho Romano de Mondrões
Mondrões, é uma antiga vila, que recebeu foral de D. Manuel I em 15 de Dezembro de 1519, onde passa a vila e sede de concelho, mas em 1586 já surge de novo como pertencente ao termo de Vila Real. Foi reitoria da representação do Convento dos Jerónimos em Belém. Teve a paróquia uma irmandade, a das Almas e quatro confrarias: a de Nossa Senhora do Rosário, a do Santo Nome de Jesus, a de S. Sebastião e a de S. Tiago.
Esta pequena aldeia e sede de freguesia, possui pouco mais de 1000 habitantes.
O Império Romano e a sua história, não são desconhecidos a ninguém. Durante 500 anos dominaram os territórios adjacentes ao Mar Mediterrâneo e foram deixando marcas da sua passagem até aos tempos de hoje, não querendo dizer que algumas das suas edificações tenham perdido utilidade.
As estradas romanas formavam vias de comunicação vitais para o Império Romano. Parte delas conserva-se ainda hoje, tipicamente protegidas como Património Mundial ou nacional.
As estradas são tipicamente alisadas, com grandes pedras, e bermas delineadas. Eram uma rede de comunicações originária da Península Itálica que ligava Roma a seu império em expansão.
A Via Ápia foi o principal trecho, levando ao território samnita. Na coluna de Trajano, em Roma, podem ser encontrados relevos ilustrativos de soldados romanos a abrir uma estrada pelas florestas da Dácia.
A grande extensão da cobertura oferecida pelas estradas romanas deu origem ao ditado popular que diz que "todas as estradas vão dar a Roma".
O Caminho Romano de Mondrões, permite-nos hoje viajar no tempo ( a pé ou de bicicleta ) e tentar imaginar como seria feita a viagem através desta 'autoestrada' românica com excelentes perspectivas sobre a cidade e com a Natureza a envolver este trajeto.
Mapa das Vias Romanas mais importantes da Península Ibérica