Skip to content

<

AZGT Ponta de Rosais [São Jorge]

A cache by Família Santo Costa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/04/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


1) No GZ quantos rochedos consegue observar no mar? Que forma tem?

2) Do farol até ao GZ o que pode observar no chão: a) fumaloras, b) pequenas crateras ou c) entranhas dos cones vulcânicos

3) no GZ de que cor são os afloramentos de escórias basálticas?

Também e apesar de ser opcional, por favor, tire uma foto no GZ com o seu GPS e mostre-a juntamente com o seu log.

Envie por correio electrónico as respostas e a imagem para teamjorgenses (at)gmail (dot) com antes de efectuar o log do cache. Eu darei feedback a autorizar.

1) In the GZ point how many rocks can you observe in the sea? What shape is?

2) From the lighthouse to the GZ point what can be seen on the ground: a) fumaloras, b) small craters or c) the bowels of volcanic cones

3) in the GZ point what color are the outcrops of basaltic slag?


Also, and despite being optional, please take a photo in GZ with your GPS and show it with your log.

Send email responses and image for teamjorgenses (at) gmail (dot) com before performing the log cache. I will give feedback to authorize.


GEOSSÍTIOS DE SÃO JORGE



Translation

GSJO6 Ponta de Rosais [São Jorge]

GEODIVERSIDADE DA ILHA DE SÃO JORGE

A ilha de São Jorge possui uma variedade de estruturas, formas e materiais geológicos que retratam a sua geodiversidade e que se caracterizam em seguida.

FORMAS SUBVULCÂNICAS (FILÕES E CHAMINÉS)

A erosão costeira atinge, por vezes, o sistema de condutas de alimentação dos cones monogenéticos, pondo a descoberto o respetivo sistema filoniano. Sendo assim, é ao longo da linha de costa da ilha de São Jorge (ou ao longo dos caminhos e vias de acesso às fajãs), que podem ser observadas diversas formas subvulcânicas, sob a forma de intrusões basálticas s.l., com espessuras de alguns decímetros até cerca de 2 m (Braga & Nunes, 2008b).

Com exceção de chaminé localizada em ilhéu na zona da Ponta dos Rosais, as restantes intrusões observadas são filonianas, controladas pelas direções tectónicas dominantes na ilha, segundo NW-SE e WNW-ESE (Forjaz & Fernandes, 1975; Madeira, 1998).

É de referir que a costa Norte da Serra do Topo evidencia filões mais abundantes que a costa Sul, em que os filões por vezes dominam a paisagem circundante, sob a forma de muralhas salientes. É o caso na Fajã da Caldeira de Cima, nas proximidades da Caldeira do Santo Cristo, onde filões verticais a sub-verticais se destacam, por erosão diferencial, das formações geológicas adjacentes, menos resistentes à erosão.

GEOSSÍTIO: Ponta dos Rosais (SJO 6)

Freguesia/Concelho: Rosais/Velas

2 Área/Altitude: 7,45 km /0-504 m

Estatuto legal: Área parcialmente integrada no Monumento Natural da Ponta dos Rosais, na APGHE da Costa Sudoeste, na APGHE da Costa Noroeste e na ZEC da Ponta dos Rosais

Regime de propriedade: Terrenos parcialmente públicos e privados

Descrição sumária: A Ponta dos Rosais constitui o extremo noroeste da ilha de São Jorge, caracterizado por altas e declivosas falésias costeiras e vários ilhéus. Esta imponente ponta rochosa prolonga-se para NW na zona marinha adjacente, sob a forma de uma cordilheira vulcânica submarina. É uma paisagem singular, onde a erosão marinha permite visualizar a sequência estratigráfica e a estrutura interna da ilha de São Jorge, incluindo as entranhas dos cones vulcânicos que formam esta parte da ilha: diversos filões, uma chaminé e afloramentos de escórias basálticas com diversas tonalidades, desde negras a avermelhadas, constituem alguns dos aspetos a observar. Para SE e para o interior da ilha, são os cones de formas suavizadas e crateras mal definidas, como o Monte Trigo, que caracterizam a paisagem.

This page was generated by GeoPT Listing Generator


Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.