Skip to content

<

Quinta da Granja

A cache by GeoExploradora Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/31/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


QUINTA DA GRANJA

'Desconhece-se a data exacta em que a Quinta da Granja foi fundada, sabendo-se apenas que no início do século XVI esta propriedade rural já existia, tendo sido doada à Ordem de Cristo em 1531. Entre esta data e o ano de 1543 o prior do Convento de Cristo, Frei António de Lisboa, aumentou a área da quinta, mandando construir no local um 'assento de casas com oratório' que passaram a servir de casa de repouso aos freires de Tomar (ROSA, 1971, pp. 241-242). Estas casas quinhentistas foram reformadas no primeiro quartel do século XVII, durante o priorado de Frei António Moniz. A campanha de obras, realizada entre 1617 e 1626, englobou a reconstrução do edifício principal aproveitando a estrutura primitiva, e desta forma aquele passou a ter dois corpos distintos, que formam uma planta rectangular. O edifício apresenta a fachada principal dividida em dois registos, o superior rasgado por várias fenestrações de moldura rectangular dispostas a espaços regulares. As fachadas laterais são marcadas pela disposição de contrafortes com remates piramidais. A fachada lateral esquerda tem no andar superior uma loggia de arcadas duplas, ao centro da qual foi aberta uma janela de modelo serliano. O conjunto é rematado por outra janela, ladeada por volutas. A antiga capela da casa dispõe-se junto à fachada posterior, sendo a nave decorada com painéis de azulejos seiscentistas (SALEMA, 1989). Embora fosse uma residência monacal, a Casa da Granja tinha fortes características rurais, pelo que o piso térreo estava originalmente reservado às dependências agrícolas. No andar nobre dispõem-se as divisões residenciais, com um largo corredor virado para a fachada principal, para o qual se abrem as antigas celas dos freires. Nestas divisões destaca-se o programa decorativo, composto por vários painéis de azulejos, cuja execução se poderá datar entre 1619 e 1626 (SIMÕES, 1971, p. 168), estando algumas salas decoradas com azulejos de caixilho azuis e brancos, e outras divisões com azulejos ponta de diamante . A escadaria que permite o acesso ao andar nobre possui, igualmente, um rodapé com azulejos de caixilho, e na Casa da Granja existe ainda um curioso fogão 'azulejado' (SALEMA, 1989, p. 95). Catarina Oliveira GIF/IPPAR/ 20 de Julho de 2006'

fonte: http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74211/

 

A CACHE:

 É uma cache micro que contem apenas o logbook, levem material de escrita. Por favor sejam discretos na procura da cache, a durabilidade da cache vai depender da vossa discrição! Deixem a cache tal e qual como a encontraram. Obrigado.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.