Geral
Situada perto da margem direita da ribeira de Cheleiros, é constituída, segundo a “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira”, pelos lugares, lugarejos e sítios de Alqueidão, Arrifana, Arroeiras, Azenha do Paço, Boavista, Boco, Carapinheira, Covas, Funchal, Laje, Lexim, Louriceira, Mafra Gare, Mata Grande, Mata Pequena, Meã, Moinhos, Murtal, Paço de Belmonte, Pipo, Raimonda, Ramilo, Ribeira dos Tostões, Val Figueira, Vale de Banho e Ventureira. Confina a norte com a freguesia de Mafra, a sul com Montelevar e Almargem (concelho de Sintra), a nascente com Santo Estêvão das Galés e Malveira e a poente com Cheleiros.
Referia-se antes a antiguidade do povoamento de Igreja Nova. Contrastando assim de forma clara com o seu próprio nome. O Penedo de Lexim é o mais evidente vestígio dessa antiguidade. Faz parte de uma estação arqueológica, intensamente estudada pelo investigador Estácio da Veiga, que descobriu o dólmen referido – um monumento funerário de grandes dimensões que servia para os povos pré-históricos ali prestarem culto aos seus mortos.
Lexim terá sido depois, muito possivelmente, uma granja romana, de acordo com a existência de várias sepulturas dessa época, encontradas nos últimos anos. As granjas eram vastas herdades cultivadas por aquele povo.
Em 1255, temos a primeira informação escrita sobre Igreja Nova. Sabemos que, nessa data, estava agregada a Santa Maria de Sintra, uma paróquia de grandes dimensões e por isso mesmo de difícil administração. Foi pouco tempo depois que foi proposta então uma divisão dessa paróquia e a criação de uma outra, que ficou, por motivos óbvios, com o nome de Igreja Nova.
Património
É nesta antiga freguesia que se têm encontrado o maior número de vestígios e achados arqueológicos do concelho de Mafra.
Da cerca de meia centena de sítios arqueológicos já referenciados no aro de Igreja Nova, o povoado do Lexim (neolítico, calcolítico e romano) é até ao momento o mais bem estudado.
Na Capela do Espírito Santo guarda-se pintura sobre tábua, do século XVI, representando o Pentecostes, recentemente restaurada.
São de sublinhar alguns trechos de paisagem ainda preservada, nomeadamente nos arredores do Casal do Rei, propriedade que exemplifica o tipo de exploração agrícola típica da região.
- Penedo do Lexim
- Ponte da época romana no vale de Mata-Grande
- Fonte da Bica: segundo a tradição popular, ajuda no combate à "pedra" nos rins
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
- Capela do Espírito Santo
- Aldeia de Turismo Rural da Mata-Pequena
Tradições religiosas
As Festas de Nossa Senhora da Conceição, a 8 de Dezembro, e a de Santo António são as mais importantes realizadas na sede da freguesia.
Em honra de Nossa Senhora da Conceição foi erguida uma Igreja que, antes do incêndio de 1984, possuía três naves, tendo restado do flagelo apenas as paredes-mestras. Apesar do recente restauro mantém, ainda, na entrada principal, o antigo portal Manuelino.
De 17 em dezassete anos recebe a peregrina imagem de Nossa Senhora da Nazaré ficando em sua posse durante um ano. Recebeu a imagem no passado dia 12 de Setembro de 2009, no círio denominado "Círio da Prata Grande".
Recebe também a imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel de 26 em 26 anos, tendo recebido pela última vez em 2007.
A cache apenas tem logbook.