Em biologia , qualquer grupo de peixes que ficam juntos por razões sociais são um cardume. No uso comum, é um termo utilizado de maneira pouco rigorosa, Cardume é o substantivo colectivo que designa um grupo de peixes, normalmente da mesma espécie e do mesmo grupo etário, que nadam como se fossem um único indivíduo.
Cerca de um quarto dos peixes vive em cardume todas as suas vidas, e cerca de metade dos peixes está em cardume por parte de suas vidas. Os peixes retiram muitos benefícios deste comportamento incluindo a defesa contra predadores (através de uma melhor detecção de predadores e diluindo a chance de captura do indivíduo), maior sucesso em encontrar um companheiro. Também é provável que o benefício dos peixes em cardume seja o aumento da eficiência hidrodinâmica .
Este tipo de comportamento, muito comum nos peixes pelágicos, pode considerar-se uma adaptação evolutiva, uma vez que traz muitas vantagens para a espécie. Em primeiro lugar, permite que um maior número de indivíduos se mantenha numa região com melhores condições de vida, em termos de temperatura ou alimentação; ou que um maior número de peixes alcance uma região com essas características.
A dificuldade da cache aumenta proporcionalmente com o tamanho do cardume de "muggles"