Skip to content

<

A Caixa de Pandora

A cache by LeO_Ol Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/12/2014
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Pandora foi criada por Zeus para castigar Prometeu, deus da estirpe dos titãs que roubara o fogo dos céus e o entregara aos mortais. Zeus decidiu vingar-se e ordenou a Hefesto, deus do fogo, que moldasse com terra uma mulher de extrema beleza, à qual os deuses do Olimpo concederam presentes e qualidades  excepcionais.

Atena ensinou-lhe as artes do sexo feminino e Afrodite os encantos da beleza. Hermes concedeu-lhe o dom da palavra insinuante e as Graças cobriram-na de jóias raras. Por isso foi chamada de Pandora, que em grego significa “portadora de todos os dons”.
Zeus encarregou-a então de entregá-la a Prometeu, em grego “o previdente”, uma caixa fechada, mas este  resistiu aos encantos de Pandora e recusou-se a abrir o presente.

Apesar das advertências de Prometeu, Epimeteu, seu irmão, ficou  fascinado com a beleza de Pandora e tomou-a por esposa. Depois, pediu-lhe que abrisse a caixa, da qual escaparam todos os males e desventuras que desde então afligem os humanos.
Arrependido, Epimeteu, cujo nome em grego significa “o que reflete tardiamente”, fechou a caixa, mas conseguiu apenas nela encerrar a esperança, que seria o consolo da humanidade.

Assim, sejam quais forem os males que nos ameacem, a esperança nos dá forças.
Mas Zeus não perdoou Prometeu por ter escapado à armadilha e o acorrentou ao monte Cáucaso para que um abutre lhe devorasse o fígado. Como Prometeu era imortal, seu fígado se regenerava. No dia seguinte, o abutre voltava e devorava novamente o órgão, transformando isso numa dor eterna.
A expressão “caixa de Pandora” passou a ser empregada como sinônimo de  tudo que, sob aparência de encanto, é fonte de males e desgraças.

Reza a lenda que a caixa era na verdade um grande jarro com tampa. E que na casa de Zeus existiu duas jarras, uma que continha todos os males do mundo e outra que guardava todos os bens. A Teogonia de Hesíodo explica que este mito significa que a vida do homem é impraticável sem uma mulher, mas que com ela é ainda mais impraticável. Sendo então Pandora considerada um “mal necessário”. Atualmente, usar-se a expressão “abrir a caixa de Pandora” significa criar um mal que não pode ser desfeito.

 


Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.