A Besta que está dentro do luar
Na noite sombria firmou-se a olhar;
À volta do homem voou três vezes,
Voou três vezes a soprar,
E resmungou: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas trilhas que nem eu entendo,
Meus satélites negros do cimo do mundo?»
E o homem do GPS disse, tremendo:
«O geocaching profundo!»
«De quem é o suor onde me roço?
De quem são as arranhadelas onde me coço?»
Disse a Besta, e rodou três vezes,
Três vezes rodou, altiva e com desgosto.
«Quem vem subir onde só eu posso,
Que vivo onde nenhum muggle me visse
E destruo os medos drive-in sem fundo?»
E o geocacher tremeu, e disse:
«O geocaching profundo!»
Três vezes aos satélites as mãos ergueu,
Três vezes ao GPS as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui à procura da cache sou mais do que eu:
Sou uma team que quer o found que é teu;
E mais que a Besta, que me a alma teme
E ameaça as trevas de um DNF imundo,
Manda a vontade que continue a fazer
Um geocaching profundo!»
Adaptado d'O Mostrengo, de Fernando Pessoa
A CACHE
Quem já ouviu falar ou conhece a prova Ultra Trail Serra da Freita (UTSF) saberá porventura que "A Besta" foi o nome escolhido pelos atletas para baptizar uma subida vertiginosa, próxima de Póvoa das Leiras, numa escombreira de uma exploração mineira, com uma inclinação média próxima dos 45º e cuja distância é cerca de 1 quilómetro. Durante a referida prova, o local marca normalmente uma barreira e divisão entre os atletas que, já depois muitos quilómetros, chegam ali e desistem e os que continuam. Quer tenham ou não ouvido falar desta subida, está na altura de se embrenharem na sua descoberta!
Esta cache é constituída por dois pontos, sendo que no primeiro, para além da informação para a completarem, encontrarão também uma ajuda de coragem para a demanda. Se tiverem a possibilidade de levar 2 carros, poderão deixar um no início do trilho e outro junto à eólica mais próxima do fim da subida, já que descer será mais difícil e poderá ser mais perigoso do que subir. Tenham cuidado!
Poderão usar este track do UTSF, na parte correspondente d'A Besta, para ajudar à progressão. Dada a geografia do local, o erro do GPSr poderá ser ligeiramente superior ao normal..
Obrigado ao d3vil, Pirat@, Cudilos, GeoCaixas e Lükas pela agradável companhia no dia da colocação desta cache e em especial ao Dragao88, que, e sem que qualquer um de nós soubesse dos planos alheios, tinha também pensado em criar uma cache n'A Besta, de características incrivelmente semelhantes a esta, e que por cortesia não avançou com o seu projeto. Se não fosse aquela Sopa da Pedra de poções mágicas da noite anterior, não sabemos se teríamos sobrevivido a esta Besta!
Obrigado ainda ao J_C e malawi141 que, aquando da sua passagem pelo UTSF, tinham também idealizado a colocação de uma cache no local mas que por razões diversas tal não chegou a concretizar-se. Esta cache é de todos nós e, naturalmente, de todos os que, de futuro, se aventurarem nas entranhas d'A Besta!
Não publiquem fotos dos containers e não revelem dados sobre o mesmos!
Desfrutem do percurso, façam CITO e protejam a Natureza!
|