Skip to content

Passeio urbano por Santo Tirso Multi-Cache

This cache has been archived.

solo97: Arquivada

More
Hidden : 05/18/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Passeio urbano por Santo Tirso

Santo Tirso é sede de um município com 136,60 km² de área e 71 530 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Famalicão e de Guimarães, a nordeste por Vizela, a leste por Lousada, a sueste por Paços de Ferreira, a sul por Valongo, a sudoeste pela Maia e a oeste pela Trofa.

O concelho é povoado desde tempos longínquos, cresceu à volta do mosteiro de S. Bento, localizado próximo do rio Ave. Assume o estatuto de concelho desde 1863. A "Rua", como era denominado o núcleo urbano de Santo Tirso, estende-se desde o parque sobranceiro ao mosteiro.

No ano de 1868, Santo Tirso é elevado a vila, vai crescendo com as remessas dos "brasileiros" emigrados e a embrionária industrialização. Criam-se estruturas públicas, surge um corpo de bombeiros, o hospital e outras obras de carácter social por intermédio da Misericórdia local; e ainda uma escola primária, por iniciativa do mais conhecido e amado "brasileiro" local, o conde de S. Bento.

Com a instauração de uma feira semanal e a aposta no desenvolvimento industrial, nomeadamente através da indústria têxtil, assiste-se ao crescimento do burgo. Com o crescimento da cidade surgiram novos serviços, a cidade renovou-se.

Esta Multi-Cache tem três etapas, bem no centro de Santo Tirso. De dificuldade baixa e com pouca distância entre os pontos. Sugerimos-lhe um passeio pela cidade. Ao percorrer o centro da cidade pode deparar-se com um conjunto de fachadas oitocentista do Largo Coronel Baptista, observar as tão características casas dos "brasileiros" e ainda descobrir os prazeres que a arte ao ar livre tem para nos oferecer no Museu Internacional de Escultura Contemporânea

Cache:

Esta multi é composta por três etapas e para descobrir a localização final tem de seguir por dois pontos, admirar a paisagem e anotar dois valores, designados por A e B. Estes serão essenciais para o cálculo das coordenadas finais.

Na primeira coordenada: A = Ano da estátua - 1423

Na segunda coordenada: B = Leão da direita - 1602

O ponto final corresponde às coordenadas:

N 41° 20.A W 008° 28.B

Para terem a certeza que estão mesmo a ir para o GZ, deixo-vos como soma de controlo que A mais B é 794.

Apenas contém o logbook. Leva material de escrita. Deixa a cache exatamente como a encontraste! É uma zona bastante frequentada. Por favor certifiquem-se que o container fica bem preso após fazerem o registo.


Additional Hints (No hints available.)