Traditional Geocache

A Batalha da Ladeira da Velha [S.Miguel - Azores]

A cache by EBI da MAIA Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 5/19/2014
In Arquipélago dos Açores, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


“Por volta de 1830 os Açores estavam envolvidos nas lutas liberais. As lutas liberais opuseram apoiantes do regime monárquico absolutista, lideradas por D. Miguel, e do regime monárquico liberal, lideradas por D. Pedro IV refugiado no Brasil desde as invasões francesas em Portugal. Para os liberais, a monarquia deveria coexistir com um parlamento e uma constituição. Também nos Açores, os apoiantes miguelistas pretendiam a continuação do regime absolutista. Uma das grandes batalhas entre as duas forças decorreu na zona do Porto Formoso e ficou conhecida como a “Batalha da Ladeira da Velha”. As lutas liberais começaram na ilha Terceira e outras ilhas do grupo central e terminaram com esta batalha na ilha de São Miguel, determinante para a futura conquista liberal de Portugal continental.

As lutas liberais portuguesas foram um reflexo atrasado da revolução francesa, uma revolução que surge por oposição ao regime absolutista, onde o rei tinha um poder igualável ao Papa, equiparando-se a um Deus na Terra. Os ideais da revolução francesa defendiam um maior acesso do Povo a direitos que temos hoje em dia, como a igualdade, a oportunidade de poder ser alguém além da condição de nascimento, de poder pensar e falar livremente…A partir do momento que a revolução provocou mudanças no poder em França, nos restantes países europeus, como Portugal, eclodiram revoluções e lutas pela mudança de regime. Em Portugal, D. Pedro foge para o Brasil, onde se torna o 1º Imperador como D. Pedro I. Era um homem à frente do seu tempo, como se vê pela sua fé e defesa da igualdade das raças e condenação da escravatura. D. Pedro chega aos Açores em 1832 para preparar uma força militar capaz de invadir Portugal e derrotar o irmão e todos os miguelistas. D. Miguel, do lado absolutista, fica em Portugal e tenta lutar para que os ideais liberais não vençam.

Os miguelistas avançaram para a zona da Ponta da Ajuda, levando um regimento da Ribeira Grande, mas os liberais além de vencerem esta luta, ficaram com as armas. Outro destacamento miguelista veio das Furnas, mas confrontou-se com soldados liberais com a moral em cima. O resultado foi uma vitória dos liberais sobre os miguelistas, mais uma vez. Com esta vitória, os liberais marcharam para a Maia onde pretendiam descansar e depois marchar sobre o Porto Formoso.

Pelas 6h de manhã, chegaram ao Porto Formoso, no lugar da Ladeira da Velha. A batalha iniciou-se pelas 10h. Vindos de Vila Franca vieram mais de 500 homens da parte das forças miguelistas. A batalha desenvolveu-se com os miguelistas a afastarem as forças liberais e obrigando-os a recuar. Os miguelistas festejavam uma vitória certa e saltavam de alegria por terem afastado o invasor. Mas uma outra força liberal veio ao encontro e a luta continuou, o que deixou de surpreso o exército miguelista que pensava que a vitória estava garantida. Depois de muita luta, os liberais conseguiram “empurrar” o exército miguelista e acabaram por vencer os inimigos. A partir desta batalha, e da consequente vitória dos liberais, o domínio absolutista terminou nos Açores.

A partir da vitória na Ladeira da Velha, no Porto Formoso, as lutas liberais recomeçaram em Portugal Continental, levando ao triunfo das forças liberais e à queda do absolutismo em Portugal. A 24 de julho de 1834, depois da Batalha de Lisboa, os liberais derrotam definitivamente os miguelistas. A filha de D. Pedro, D. Maria II, é proclamada Rainha de Portugal após a sua decisão. Ainda hoje, a nossa sociedade deve muito ao esforço que estes homens de ideais liberais defenderam.”

A autoria dos textos é de Rui Faria, grupo de teatro “O Figurino”.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

275 Logged Visits

Found it 252     Didn't find it 9     Write note 4     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 22 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 6/16/2017 3:11:32 PM Pacific Daylight Time (10:11 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum