Canyoning Rio Cacerelha a Cascata

Este rio está inserido no PNPG, a prática de Canyoning no Ribeiro de Carcerelha, no troço a jusante da ponte da Ermida, de 1 de Julho a 31 de Dezembro, por se situar na Área de Ambiente Rural do PNPG é permitida, à luz do Plano de Ordenamento do PNPG em vigor (Resolução do Conselho de Ministros n.º 134/95, de 11 de Novembro) e da proposta de Carta de Desporto de Natureza do PNPG, a mesma pode ser realizada, sem mais nenhum procedimento ou autorização formal.
Afluente do Rio Lima, com 8 rapeis, sendo a maior vertical de 15 metros, águas claras e cristalinas com possibilidades de executar vários saltos. Ligeiramente escavado no granito ao início, vai-se abrindo à medida que se progride até ao final. Requer conhecimentos das técnicas empregues na prática do canyoning. Duas escapatórias ao longo do percurso. Descida ideal para a iniciação ao canyoning, sempre que os participantes tenham conhecimentos mínimos de progressão vertical e com caudal moderado.
O trilho para a saída é pouco visivel, subida para cerca de 20 minutos.
Está devidamente equipado, mas convém levar material de reposição. Em épocas de chuvas poderá estar impraticável, avaliar sempre.
Utilizar combinação de dois carros, 1 fica na aldeia de Lourido (Saída da aldeia em direcção a Ermida) e outro na entrada do Rio, junto à ponte da Ermida.
Receita infalível para um dia muito divertido - Canyoning no Rio Carcerelha - fácil e muito divertido; uma opção refrescante para um dia inesquecível.
A beleza natural do Parque Nacional Peneda/Gerês, a pureza das águas, as cascatas, os saltos para água, o divertimento e o convívio entre os participantes são momentos de pura magia que duram o dia inteiro e perduram para sempre.

Advertências
A maneira mais segura de realizarem o percurso completo é através de canyoning, sendo que se desaconselha a ida sem material às geocaches cuja dificuldade de terreno seja 5. Desta forma, desejamos apenas que desfrutem tanto do local como nós.
Caso não consigam suster a vontade e decidam arriscar sem material de apoio, deverão ter muito cuidado!
De um modo geral, a localização das geocaches reflecte o trajecto aconselhado a seguir.
O percurso não é aconselhável a pessoas com vertigens e exige destreza física.
Esta subida/descida é um desafio tanto físico como mental, já que é possível que venham a viver sensações tão díspares como o deslumbramento pela descoberta e o arrependimento ao perceberem por onde terão de passar.
Não devem fazer o percurso sozinhos ou tão pouco de noite. É desaconselhada ainda a ida no Inverno ou em dias chuva.
Como a descida/subida é ao longo de uma depressão montanhosa, dificilmente terão rede de telemóvel
Dado o relevo do local, o erro do GPSr é muito superior ao habitual, pelo que devem fazer o trabalho de casa. Alguma dúvida, não hesitem em contactar.
Obs: É favor deixar tudo como encontraram, e não proceder a alterações sem o meu consentimento.
Uma cache by: TBG-Team
