
[PT] Namibe (anteriormente Moçâmedes) designa uma cidade e um município, capital da província do Namibe, em Angola.
O município tem 8 916 km² e cerca de 530 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de Baía Farta, a Este pelos municípios de Camucuio, Bibala e Virei, a Sul pelo município de Tômbua e a Oeste pelo Oceano Atlântico e é constituído pelas comunas de Namibe, Lucira e Bentiaba.
A cidade foi fundada em 1840 e, até 1985, teve o nome de «Moçâmedes». É o terceiro maior porto de Angola, depois de Luanda e Lobito. É também o terminal do caminho-de-ferro do Namibe. A região, maioritariamente desértica, com clima fresco e seco, alberga a Welwitschia Mirabilis, uma espécie vegetal endémica. Dos diversos bairros periféricos, o mais extenso é o «Cinco de Abril», que surgiu em consequência das cheias do dia 5 de Abril de 2001. Na sua maior parte, os populares perderam os entes queridos e os haveres, tendo os sobreviventes sido encaminhados para a área antes desértica.
Em 2013 a cidade sediou em conjunto com a cidade de Luanda o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, o primeiro do género em África.
Video 1 Video 2 Video 3 Video 4 Video 5 Video 6
[EN] Namibe (pre-1985: Moçâmedes) is the capital city of Namibe Province in modern day Angola. It is a coastal desert city located in southwestern Angola and was founded in 1840 by the Portuguese colonial administration. The city's current population is 132,900 (2004 estimate). Namibe has a cool dry climate and desert vegetation due to its proximity to the Namib Desert.
