No ano passado passamos por perto da cache A torre...do relógio (GC278ZA) do Miguel Braga e não subimos porque era tarde. Este ano quando cá viemos, só no local é que percebemos que estava arquivada.
Achamos que o local é merecedor de ter uma cache por isso decidimos criar uma nova versão.
O GZ final não é o mesmo.

Sobre a singular torre, das pesquisas que fizemos, descobrimos que a sua função seria fornecer a hora exacta aos agricultores para que a partilha de regadio não desse confusão.
Foi oferecida por um habitante da terra, Manuel José Lebrão, emigrado no Brasil no negócio da pastelaria e que ofereceu também o bonito hospital de Cerveira entre outros equipamentos de valor para a comunidade.
Apesar de ao relógio faltar ponteiros e os que sobram não se mexerem, o relógio ainda funciona e o sino dá as horas. Não se assustem se ele tocar 

Destacamos a informação que se pode encontrar no log do vvvieira na antiga cache, que cito parcialmente:
'...em 1926, um emigrante de Sopo no Brasil, Manuel José Lebrão, ofereceu à Freguesia 7 fontanários, várias minas e esta Ttorre do Relógio, para que as pessoas soubessem as horas (até por causa da rega repartida). Foi também doador de diversas outras benesses, nomeadamente do Hospital de Cerveira.
Quem descerrou a lápide na torre do relógio foi Alice Fajardo da Silveira, uma 'dama brasileira com grande intimidade' com o benemérito.
O sino tem o nº 4562 e foi fundido em Braga.
Sobre o benemérito Lebrão pode ainda consultar-se a sua página no 'museu Virtual do Emigrante':
A sua fortuna resultou, entre outros empreendimentos, da Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro...'
A Cache
Pequeno container apenas com logbook e stashnote.
Levem material de escrita.
|