09-CC - O Eucalipto Traditional Geocache

Hidden : 6/24/2014

Trilho dos Currais e Calçadas

Este circuito começa no Posto de Informação Turística, junto ao Parque de Campismo.
Siga pela estrada de terra em direcção ao Picoto da Texugueira, a cerca de 650m do Parque de Campismo e, antes de lá chegar, vire à esquerda na encruzilhada.
Ao atingir os 550m de altitude vai começar a descer em direcção ao Covão das Pias.

Os covões existentes na Serra, dos quais este é um bom exemplo, são limitados normalmente por uma sebe de pedras de calcário, sendo utilizados pela população local para práticas agrícolas de subsistência. As culturas mais frequentes são a da batata e da couve-portuguesa.

Depois de passar o Covão das Pias, o caminho confunde-se por instantes com uma linha de água, geradora de um habitat com uma flora mais diversificada.
Continue a descer até encontrar a estrada de alcatrão. Siga pela direita até  hegar a um cruzamento com uma estrada de terra batida. Entre neste caminho e na encruzilhada seguinte opte pela direita, iniciando a subida desta encosta da Serra.

Pelo caminho vai passar por uma magnífica calçada em pedra calcária que lhe vai facilitar a chegada a duas pequenas explorações agrícolas e, logo depois, ao Picoto da Texugueira. A partir daqui tome a direcção do Parque de campismo onde terminará este circuito pedestre.

-------------------------------------

A cache está inserida num percurso que
terá uma distância com cerca
de 7 km e é de dificuldade média,
pretende dar a conhecer as espectacular paisagens,
os diversos Currais e a célebre calçada do Frades
existente nesta zona da Serra do Montejunto.