BEM VINDOS A
CASAL VASCO

A MINHA TERRA!!!
Com esta cache, pretendo vos dar a conhecer um pouco do que foi e é Casal Vasco, uma pequena freguesia de Fornos de Algodres do distrito da Guarda.
História:
Consultando o livro “Terras de Algodres” (pág. 60), a palavra “vila” era sinónima de quinta, aldeia e lugar, e segundo Colunela, chamavam-lhe vila urbana, se tinha bom prédio de habitação para o senhor, vila rústica se apenas tinha casa mais modesta para habitação do rendeiro, e vila frutuária se só tinha celeiro.
Assim se tinham formado vilas agrícolas em Fornos, Casal Vasco e Algodres com gentes descidas da Rasa de Infias.
Estas quintas ou vilas agrícolas teriam surgido durante a permanência dos Romanos, Godos ou Árabes, Alcoton, Algodrons, Algodres, Algodrium (Algodres); Cortiçolo, Cortissolo (Cortiço), Casal de Vasco (Casal Vasco); Campo da Matança Grande (Matança), etc., foram-se desenvolvendo e aumentando com a construção de currais celeiros, encerradouros, cabanas, cortinhais e outros casebres próprios e necessários a uma quinta agrícola.
A par destas construções para recolha de gados, utensílios e colheitas, foram-se edificando casas de habitação para os colonos, que iam afluindo e se fixavam conforme as necessidades resultantes do desenvolvimento da exploração agrícola; e assim as vilas rústicas ou granjas se foram transformando em casais, como Casal de Vasco, Casal do Monte e em aldeias.
Segundo esta descrição, a povoação começou por ser um casal ou aglomerado de casas, que por ter pertencido a um senhor chamado Vasco, se começou a chamar de “Casal de Vasco” e daí a origem ao seu actual nome. Em 1527 o Casal Vasco tinha 35 fogos e designava-se de “Casal Vasio”.
Teve um curral do concelho, que, com a extinção do concelho de Algodres, passou para a Câmara de Fornos, que o vendeu em 1862.
Heráldica
Brasão:
- Escudo de ouro;
- Ovelha de negro, realçada de prata, ungulada e animada de vermelho, simbolizando a pecuária e a gastronomia local;
- Dois freixos arrancados de verde, representando os dois freixos centenários que se localizam no centro da aldeia de Casal Vasco, assim como a beleza natural da freguesia;
- Monte de negro, movente da ponta, representa a localização da freguesia, que se situa a mais de 552 metros de altitude, na parte mais alta do concelho;
- Coroa mural de prata de três torres;
- Listel branco, com a legenda a negro: «CASAL VASCO».
Bandeira:
- Verde.
- Cordão e borlas de ouro e verde.
- Haste e lança de ouro.
A CACHE:
Não querendo dificultar muito, é uma cache micro, que se encontra numa das entradas de Casal Vasco.
Contem somente logbook, pelo que terao que levar com que registar!
Obrigado pela visita!
