Aldeias de Trancoso - Valdujo
Valdujo esteve sujeita às justiças da vila de Moreira de Rei desde a sua fundação. Quando foi paroquialmente instituída, passou a ser uma das paróquias de Moreira, sendo sua filial, razão pela qual o cura de Valdujo era apresentado em alternância pelo pároco de Santa Maria e pelo de Santa Marinha daquela vila.
A sede da freguesia é formada por três pequenas aldeias: Quintã do Cabeço, Quintã do Curral e Quintã da Igreja. Estas três aldeias encontram-se localizadas numa prega de um vale que desce de um elevado cume do Cabeço Alto, onde tem origem o ribeiro de Valongo, topónimo que deve talvez a sua origem à dobra da falda oriental do vale.
Faz ainda parte da freguesia o lugar de Moitas, banhado pela ribeira do mesmo nome, afluente do Massueime.
Atendendo ao topónimo daquelas três aldeias, é de admitir que a sua antiguidade remonte ao domínio romano ou suevo-visigótico.
Na Quintã da Igreja foi construída, em tempos remotos, uma humilde basílica sob a invocação de Santa Maria. Sucedeu a esta a actual igreja, que em boa cantaria mostra ainda muito da sua antiga traça.
Ora, é precisamente a busca desta Igreja que propomos, mais concretamente onde as horas se fazem ouvir, os gémeos que aclamam a presença do povo ou anunciam festividades ou partidas... Aconselha-se a visita ao seu interior e uma volta pelas ruas da aldeia onde se notam traços arquitectónicos que embora estejam algo degradados prefazem uma certa harmonia com as construções mais recentes, a par com as casas tipicamente construídas nos anos 60 e 70 muito semelhantes entre si mantendo uma certa rusticidade.
|