Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!

Por favor, tenham muito cuidado com o container para não o danificarem!

Quem é da zona de Famalicão sabe bem a importância que o Santuário de Nossa Senhora do Carmo tem em Lemenhe e também no concelho de Vila Nova de Famalicão. O que nem toda a gente conhece é a lenda que está está por detrás da edificação deste espaço tão especial e tão querido em Famalicão.
Reza a lenda que um viajante a caminho de Braga, encontrou uma imagem de Nossa Senhora entre as rochas do Monte de Água Levada e guardou-a. Cansado da sua viagem, pernoitou em Tebosa, e de manhã, descobriu que a imagem tinha desaparecido. Voltou a Lemenhe para a procurar e encontrou a imagem exatamente no sítio onde estava inicialmente. Contou aos habitantes, que consideram o sucedido um milagre e decidiram construir uma capela no local, que viria a tornar-se no Santuário de Nossa Senhora do Carmo (esta é a versão muitíssimo resumida da história do Santuário).

Oficialmente a Igreja consagra o dia 16 de julho como o dia de Nossa Senhora do Carmo. Como não podia deixar de ser, Lemenhe fica em festa e organiza-se uma grande romaria para celebrar esta data. Se 16 de julho não coincidir com um domingo (o que é o mais provável), é organizada a peregrinação ao Santuário no domingo seguinte a esta data. A peregrinação parte da Igreja Paroquial de Lemenhe e termina no Santuário, sendo que um dos pontos de passagem da mesma é o cruzeiro que vos pretendemos mostrar, que na altura da romaria, é enfeitado para receber a passagem de Nossa Senhora do Carmo.
A nossa cache é bastante simples, pretendemos apenas dar a conhecer ou relembrar uma das maiores romarias do nosso concelho, que tanto diz ao povo de Famalicão.
Boa cachada!
VillEcoueR