|
Concelho de Torres Vedras
Distrito de Lisboa
Esta GeoCache pretende homenagear todos os Fisioterapeutas!
Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é:
A especialidade que tem como objetivo primordial restaurar no doente a função perdida (motora, respiratória, linguagem, fala, etc.).
Usa diferentes técnicas de reeducação, de analgesia e privilegia os agentes físicos como meios terapêuticos.
Os profissionais responsáveis pela reabilitação
Para ser bem-sucedida, a reabilitação deve envolver uma equipa multidisciplinar, composta por:
- Fisiatras;
- Enfermeiros;
- Fisioterapeutas;
- Terapeutas ocupacionais;
- Terapeutas da fala;
- Secretárias clínicas;
- Auxiliares de ação médica;
- Assistentes sociais;
- Psicólogos.
Constituindo um trabalho integrado de diferentes profissionais, estes devem estabelecer uma estratégia com objetivos comuns e desenvolver ações convergentes e sinérgicas. Interessa por isso à maioria das áreas médicas, particularmente quando estão em causa situações potencialmente incapacitantes.
A Fisioterapia
Fisioterapia do Desporto - .Fisioterapia Cardio-Respiratória
Fisioterapia na Saúde da Mulher - Fisioterapia no Meio Aquático
A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.
A sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano.
Estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
A Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano.
É a área de atuação do profissional formado num curso superior equivalente a uma Licenciatura em Fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir, prognostico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica.
O Fisioterapeuta
Atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, e disfunções psíquicas, com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.
A sua intervenção centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo. Utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas técnicas manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.
Para além das duas grandes áreas de intervenção do Fisioterapeuta, do diagnóstico e da terapêutica, este profissional pode também intervir ao nível da prevenção e promoção da saúde, da investigação, da gestão e do ensino.
A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (A.P.F.) é a Instituição representativa dos Fisioterapeutas portugueses, tanto a nível nacional (órgãos do governo e outros), como anível internacional (Confederação Mundial de Fisioterapia, Região Europeia da Confederação Mundial de Fisioterapia, etc.).
@
|