Fontenário da Mata Nossa Senhora de Lurdes :
Trata-se de um dos fontenários que encontramos do lado direito (ou sentido inverso para quem vem de baixo) ao descermos pelo caminho de terra batida que dá acesso à Mata de Nossa Senhora de Lurdes. Não existem documentos que descrevam os pormenores com mais exactidão desta bela fonte de pertença à Casa da Ínsua que a construiu, muito provavelmente, nos inicios do século XX (1900-1910) e de desenho, também provável, da autoria do arquiteto italiano Nicola Bigaglia. Tem uma inscrição, mas a mesma não é muito visivel, que poderá indicar uma data mais concreta. Nesta fonte, a agua é de pouca corrente praticamente durante o ano todo. Pode-se apreciar alguns pormenores interessantes como a flor-de-lis (símbolo distintivo da Casa da Ínsua) e uma incriação em latim por baixo da bica: ' PAUCA SED BONA' que pode significar em português - poucas coisas, mas boas.
O acesso:
É relativamente simples de identificar o local do fontenário. O acesso pode-se fazer pela estrada nacional, faz-se cortando à esquerda, no sentido da saída de Penalva do Castelo para o Sátão (Estrada Nacional 329) no qual se encontra uma placa de sinalização com a indicação Sr.ª de Lurdes. Seguindo por este caminho, que a partir da saída da estrada principal é de terra batida, descendo sempre, encontra-se o fontanário. Ou se preferir, pode-se ter ainda uma outra via alternativa em estrada alcatroada até chegar praticamente à Gruta da Nossa Senhora de Lourdes, sendo que depois o restante percurso terá que ser pelo caminho de terra batida.
Nota: Para veiculos de quatro rodas apenas é possivel aceder-lhe a partir de cima para baixo, ou seja, tomar a entrada na mata junto à casa do Guarda Mata (EN329).
A cache:
A cache trata-se de um contentor do tamanho micro. Esta contém apenas o logbook sendo necessário material de escrita. NÃO FORÇEM A ABERTURA NEM REMOVAM O CONTAINER, NÃO É NECESSÁRIO. Por favor, deixem tudo conforme estava. Certifiquem-se que ficou bem colocada. Alguma anomalia não hesitem em comunicar. Tenham esse cuidado expresso para a durabilidade da mesma. Pedia para não publicarem fotos do spoiler para não estragarem o elemento surpresa aos próximos visitantes. Espero que gostem. Vão com tempo para apreciarem, caso ainda não conheçam ou para descobrir mais algumas caches colocadas neste belo e agradavel espaço da Mata.
|