Tributo ao RF32
Um geocacher Viseense bastante conhecido na sua comunidade!
Convento de S. Francisco
De Ferreirim, lá para as bandas de Lamego, desçamos a Orgens, ao lado de Viseu. O sítio é encantador, embora seja talvez melhor dizer que foi encantador. As alterações introduzidas na paisagem tiram bastante ao lugar, mas, mesmo assim…
No lugar onde o conventinho franciscano foi construído (Monte Viseu, assim se chamava, pois, de facto, o Monte está mesmo diante de Viseu), existia uma ermida de São Domingos, não sei se o mártir, se o mendicante, fico a pensar que talvez o primeiro. Foi aí que, era bispo viseense D. João Homem (1392-1425), se construiu o convento de Nossa Senhora do Monte Viseu ou de Orgens.

A fundação
Dizem as Crónicas que, pelo ano de 1408, já o galego Frei Pedro de Alemancos andava por ali, por Orgens, quando, no lugar da referida ermida de São Domingos, criou um eremitério. E, em 1410, ter-se-á abalançado a fundar um convento. Que quererá isto dizer? Que foi ele o autor da ideia ou mesmo do projecto, que reuniu esmolas mendicando por ricos e pobres, que foi ele que acompanhou as obras? Como haveremos de o saber? Procurei e não encontrei.
Fiquei a saber, sim, que a ideia da sua construção foi acarinhada “por todas as classes sociais”. Por isso mesmo, os Cabrais, de Belmonte; os Cunhas, de Santar; os Silvas, dali mesmo, de Orgens; os Freires de Andrade, de Povolide; e quantos mais, todos abriram cordões à bolsa. O próprio rei, D. Afonso V, prometeu uma gorda fatia anual: 400 reais brancos.

O Convento de S. Francisco do Monte guarda uma raridade que poucos conhecem. O Convento de S. Francisco do Monte tem um relógio mecânico do século XV, que é o único que existe em Portugal. Foi recuperado há poucos anos e é extremamente valioso. O relógio funciona através de um mecanismo de rodas dentadas que acciona um pêndulo que bate no sino. Estava desactivado desde os anos 60 e foi restaurado por um artista da freguesia, Romão da Costa Pereira. Voltou “a dar horas” em 2005. Com a evolução apareceram “relógios mais modernos, automáticos”, e aquele que terá sido feito em 1478 pelo Frei João da Comenda para a torre da Igreja do Convento de S. Francisco de Orgens parou após séculos de funcionamento. Segundo Fernando Correia de Oliveira, jornalista e historiador da área do tempo, relojoaria e mentalidades, Frei João da Comenda terá feito 13 relógios de torre como o de Orgens. Este frade, natural de S. Pedro do Sul, mas que vivia em Orgens, é referenciado como o primeiro relojoeiro português a fazer mecanismos de raiz, graças aos seus conhecimentos de serralheiro. Ainda segundo o jornalista, quando foram extintas as ordens religiosas, em 1834, constava do inventário do Convento de Orgens “um relógio com a sua competente sineta, avaliado em 24 mil réis”.
Quem quiser visitar a Igreja aconselho que vá na hora da missa de Domingo às 10h00. É a única hora que está aberta. Claro está que nesta altura deve ter cuidado com os muggles.
O container é frágil, e contem apenas logbook, pelo que para registarem o log, devem levar material de escrita!
Esperamos que gotem de vistar este local.
Deixem tudo como encontraram
Cache By:

ViseuTributos