Capela de Nossa Senhora dos Aflitos

A Capela do Senhor dos Aflitos é uma capela situada na povoação de Parada de Cunhos, entre o IP4 e a Rua da Fraga, junto à rotunda onde, outrora, esteve instalada a extinta polícia de viação e Trânsito.
Desconhece-se a data exata da sua construção, o que se sabe é que com a implantação da República em 5 de Outubro de 1910, o Estado Português apropriou-se de todos os bens da Igreja, entre os quais a Capela do Senhor dos Aflitos.
Com o acordo celebrado entre Portugal e Santa Sé, que ficou para a posterioridade sob a designação ou Concordata esses mesmos bens foram retribuídos a sua legitima proprietária – A Igreja Católica.
E assim, no dia 09 de Agosto de 1943 por alto celebrado na Repartição de Finanças de Vila Real, foi a Capela do Senhor dos Aflitos restituída a Diocese de Vila Real, na altura representada pelo padre Manuel António Rodrigues Araújo.
Esta capela sofreu obras de restauração em 1975, por subscrição pública e mais recentemente em 2013, também sofreu obras de beneficiação e construção por acção da Fabrica da Igreja da Freguesia de Parada de Cunhos.
E lá está, branca e altaneira, cheia de religiosidade, sendo todos os anos ponto de partida para a procissão das velas que culmina em maio o mês de Maria.