O VG - Alto do Vaqueiro
Local que apresenta uma bela panorâmica a 360º, onde se pode ver a cidade de Vila Real, o Monte Farinha, a Serra do Marão e, claro está, boa parte da Serra do Alvão uma vez que se está à cota de 1311m.
O Planalto do Vaqueiro, para além de ser uma área de pasto (bovinos, caprinos e equinos) foi, duarnte a 2:ª Guera Mundial uma couto mineiro de extracção de Volfrâmio.
Será que conseguem imaginar a azafama dos mineiros em extrair o Volfrâmio e trazer o produto do seu trabalho para a cidade de Vila Real para ser vendido em uma das várias separadoras de então a laborar na cidade?
Aos valentes geocachers que vão atingir o Planalto do Vaqueiro pedimos que, se lhes for possível, levem sementes de espécies florestais adaptadas ao local (bétula, castanheiro, carvalho (robur e pyrenaica), azevinho, teixo, pinheiro silvestre, ...) e as libertem em locais onde o solo pareça ser melhor!
Vértices Geodésicos:
Conjunto de todos os vértices geodésicos e das suas relações geométricas, distribuídos pelo país, colocadosem posições dominantes de forma a garantir intervisibilidade, devidamente coordenados. Estão materializados através de diversas formas geométricas, como pirâmides ou troncos de cone sobre cilindros (bolembreanas) ou são coincidentes com estruturas já existentes.
Um VG ou vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal, e "Pinoco" no Norte de Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km;
2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km;
3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km;
O número de vértices existentes na totalidade do território (Portugal Continental e Regiões Autónomas) é, actualmente, de cerca de nove mil, repartidos por vértices de: Continente: 1ª Ordem (cerca de 120), 2ª Ordem (cerca de 900) e 3ª Ordem (com uma densidade aproximada de 1 vértice por cada 10 km²) Arquipélago dos Açores: cerca de 500 Arquipélago da Madeira: cerca de 150 A RGN é a infra-estrutura básica onde se apoia toda a cartografia do País, e que serve todos aqueles (empresas, autarquias e outros organismos públicos e privados) que, por força das suas actividades, necessitam de referenciar geograficamente os seus projectos (os Planos Directores Municipais, por exemplo).