O que é um comboio ?
No transporte ferroviário, um comboio consiste em um ou vários veículos (carruagens ou vagões), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre uma linha ou trilho, para transportarem pessoas ou carga de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada. A linha ou trilho, normalmente é constituída pelos convencionais carris duplos, por monocarril, ou ainda por levitação magnética (maglev). O comboio pode ser puxado por uma locomotiva ou por uma unidade (automotora) auto alimentada que podem ser unidades simples ou múltiplas.

A sua origem...
Como tudo começou…
No século XIX, as locomotivas eram movidas a vapor, gerado a partir da queima de carvão. E se no início o comboio estava limitado ao transporte de minérios, rapidamente passou também para passageiros e outras mercadorias.
Em 1835, já atingia os 100 km/h, imagina só! Durante a colonização do norte da América, o comboio ajudou a desbravar o território do Oeste americano, onde habitavam os famosos cowboys. Mas, como já deves ter visto na história da CP, o comboio só chegou a Portugal em 1856.
Estação ferroviária
É uma construção destinada a embarque ou desembarque de passageiros e secundariamente, ao carregamento e descarregamento de carga transportada. Usualmente consiste em pelo menos um edifício para passageiros, cais de carga e descarga, além de outras instalações associadas ao funcionamento da ferrovia.
As estações mais antigas costumavam ser construídas para ambos os fins - passageiros e cargas. Essa dualidade de propósitos é menos comum hoje em dia, quando os terminais de carga são em geral, restritos às estações maiores. Se a estação está localizada no final/início da via-férrea, chama-se estação terminal.