AS ORIGENS
Ao certo ao certo ninguém conseguiu ainda provar mas, de entre as várias hipóteses apontadas por especialistas na matéria, a que se afigura como mais plausível de ser a verdadeira, sobressai a teoria do Padre João Vieira Neves Castro Cruz, douto escritor e arqueólogo, publicada num artigo d"A Palavra do Porto" em 3 de Julho de 1889 sobre a Freguesia de S. João Baptista de Guidões em que nos diz: " ...e até pode ser que proceda d'algum indivíduo chamado Guido e que fosse senhor desta terra..."
A denominação original da terra terá sido "Guidonis" - terra de Guido, que com a evolução etimológica terá dado origem à palavra "Guidões".
Também Frei João de Sousa, nos seus "Vestígios da Língua Arábica em Portugal" diz: "Os mouros costumam denominar as terras com apelidos dos seus possuidores ou fundadores...". Ora, isto leva a crer que talvez tenho sido aplicado o nome do seu possuidor (Guido) à terra que hoje é Guidões.
Outras das chaves que contribui para esta hipótese ser cada vez a mais provável é a afirmação do Abade Sousa Maia no seu livro "Memórias de Guidões" publicado em 1913, em que nos descreve: "numa estante de missal antiga, que existe na igreja d'esta freguezia (S. João Baptista de Guidões) vê-se escripta, em caracteres bastante apagados pelo tempo, esta palavra - "Guidonis".
À data da publicação do seu livro (1913) o Abade Sousa Maia afirma “:...Hoje não há dúvidas a esse respeito: Guidões deriva do genitivo Guidonis, de Guido. Affirma-o o Sr. Dr. J. Leite Vasconcellos, sábio philologo portuguez, que é reconhecido como auctoridade nestes assumptos".
A IGREJA
Um dos mais bonitos locais da freguesia, onde a história foi passando e deixando a sua marca. Os documentos de registo paroquial existentes nos arquivos do Paço Episcopal do Porto evocando o nome de Guidões, levam-nos até ao ano de 1593. Os livros anteriores a essa data devem ter desaparecido num incêndio que se diz, houve na "Câmara Ecclesiástica do Porto" há mais de 280 anos (1913 + 280).
Ora, com base em provas existentes, há uma certeza: a Igreja Paroquial de Guidões já existia em 1593, sendo muito provável que tivesse a sua origem numa epoca muito mais afastada.
A CACHE
Primeira Multi-Cache de Guidões. O objectivo da cache é dar a conhecer a Igreja da Paróquia e os belos jardins em redor... apreciem não destruam o que as pessoas de Guidões tanto estimam, Boa cache....
Ponto 1
Neste ponto (coordenadas inicias) terá de em volta da igreja contar o Número de Portas que dão acesso ao interior do edifício (Atenção nem tudo que parece é porta!)... Resposta A
Ainda neste ponto (coordenadas inicias) terão de contar o número de Sinos da torre da igreja e anotem... Resposta B
Ponto 2
Aqui precisam de olhar para cima, bem lá no alto em cima da porta, e anotem o Número PAR do ano da fachada... Resposta C
Ponto 3
Chegaram?? Olhem para o cruzeiro do meio, dêem uma voltinha no cruzeiro, anotem o ano mais antigo... Sim? Agora façam a seguinte conta (ANO - 3) / 180 = Resposta D
Ponto 4
Aqui é o cruzeiro mais importante e antigo da freguesia, olhem apreciem e não danifiquem.... OK? agora vejam as datas e façam o seguinte, calculadoras na mão:
Resposta E = (ANO mais antigo / 570)
Resposta F = (ANO do meio - 1640)
Resposta G = ((ANO mais recente / 5) - 387)
Ponto 5
Olhem pra baixo e vejam a bela calçada... repararam? Vejam na data! Ultímo número da data no chão... Resposta H
Continhas feitas?!?! CACHE CACHE!
Alto!!! verifiquem primeiro se está tudo bem...
Só substituir as letras pelas respostas:
A Gº G D , E A H'
F F Cº B H , E G F'
Pode verificar a solução deste puzzle no GeoChecker.com.
Deixem tudo igual, cuidado com os muggles, nas alturas da eucaristia principalmente, espero que gostem :D