Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

Igreja S. João Baptista de Guidões

A cache by j2pm Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/12/2014
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

AS ORIGENS

Ao certo ao certo ninguém conseguiu ainda provar mas, de entre as várias hipóteses apontadas por especialistas na matéria, a que se afigura como mais plausível de ser a verdadeira, sobressai a teoria do Padre João Vieira Neves Castro Cruz, douto escritor e arqueólogo,  publicada num artigo d"A Palavra do Porto" em 3 de Julho de 1889 sobre a Freguesia de  S. João Baptista de Guidões em que nos diz: " ...e até pode ser que proceda d'algum indivíduo chamado Guido e que fosse senhor desta terra..."
A denominação original da terra terá sido "Guidonis" - terra de Guido, que com a evolução etimológica terá dado origem à palavra "Guidões".
Também Frei João de Sousa, nos seus "Vestígios da Língua Arábica em Portugal" diz: "Os mouros costumam denominar as terras com apelidos dos seus possuidores ou fundadores...".  Ora, isto leva a crer que talvez tenho sido aplicado o nome do seu possuidor (Guido) à terra que hoje é Guidões.
Outras das chaves que contribui para esta hipótese ser cada vez a mais provável é a afirmação do Abade Sousa Maia no seu livro "Memórias de Guidões" publicado em 1913, em que nos descreve: "numa estante de missal antiga, que existe na igreja d'esta freguezia (S. João Baptista de Guidões) vê-se escripta, em caracteres bastante apagados pelo tempo, esta palavra - "Guidonis".
À data da publicação do seu livro (1913) o Abade Sousa Maia afirma :...Hoje não há dúvidas a esse respeito: Guidões deriva do genitivo Guidonis, de Guido. Affirma-o o Sr. Dr. J. Leite Vasconcellos, sábio philologo portuguez, que é reconhecido como auctoridade nestes assumptos".

 

A IGREJA


 

Um dos mais bonitos locais da freguesia, onde a história foi passando e deixando a sua marca. Os documentos de registo paroquial existentes nos arquivos do Paço Episcopal do Porto evocando o nome de Guidões, levam-nos até ao ano de 1593. Os livros anteriores a essa data devem ter desaparecido num incêndio que se diz, houve na "Câmara Ecclesiástica do Porto" há mais de 280 anos (1913 + 280).
Ora, com base em provas existentes, há uma certeza: a Igreja Paroquial de Guidões já existia em 1593, sendo muito provável que tivesse a sua origem numa epoca muito mais afastada.

 

 

A CACHE

 

Primeira Multi-Cache de Guidões. O objectivo da cache é dar a conhecer a Igreja da Paróquia e os belos jardins em redor... apreciem não destruam o que as pessoas de Guidões tanto estimam, Boa cache....

 

Ponto 1

Neste ponto (coordenadas inicias) terá de em volta da igreja contar o Número de Portas que dão acesso ao interior do edifício (Atenção nem tudo que parece é porta!)... Resposta A

Ainda neste ponto (coordenadas inicias) terão de contar o número de Sinos da torre da igreja e anotem... Resposta B

 

Ponto 2

Aqui precisam de olhar para cima, bem lá no alto em cima da porta, e anotem o Número PAR do ano da fachada... Resposta C

 

Ponto 3

Chegaram?? Olhem para o cruzeiro do meio, dêem uma voltinha no cruzeiro, anotem o ano mais antigo... Sim? Agora façam a seguinte conta (ANO - 3) / 180 = Resposta D

 

Ponto 4

Aqui é o cruzeiro mais importante e antigo da freguesia, olhem apreciem e não danifiquem.... OK? agora vejam as datas e façam o seguinte, calculadoras na mão:

Resposta E = (ANO mais antigo / 570)

Resposta F = (ANO do meio - 1640)

Resposta G = ((ANO mais recente / 5) - 387)

 

Ponto 5

Olhem pra baixo e vejam a bela calçada... repararam? Vejam na data! Ultímo número da data no chão... Resposta H

 

Continhas feitas?!?! CACHE CACHE!

Alto!!! verifiquem primeiro se está tudo bem...

Só substituir as letras pelas respostas:

 

A Gº G D , E A H'
F F Cº B H , E G F'

 

Pode verificar a solução deste puzzle no GeoChecker.com.

Deixem tudo igual, cuidado com os muggles, nas alturas da eucaristia principalmente, espero que gostem :D

Additional Hints (Decrypt)

Áthn zbyr rz crqen qhen gnagb qá ngé dhr 'ebqn'??!?!? (fragvqb bcbfgb qbf cbagrvebf qb eryótvb, pbz zhvgb PHVQNQB)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

62 Logged Visits

Found it 40     Didn't find it 4     Write note 7     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 11 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.