Skip to Content

<

Tafoni - Penedo dos Galegos

A cache by joanrogo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/12/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Tafoni - Penedo dos Galegos

Tafoni. O Que São?


Tafoni são cavidades rochosas naturais, elipsoidais, em forma de taça. Estas características cavernosas incluem poços minúsculos, cavidades de tamanhos muito grandes, formas de favos de mel aninhados e formas ovais. Os Tafoni desenvolvem-se tipicamente em superfícies inclinadas ou verticais, e ocorrem normalmente em grupos.


Tafoni são mais frequentemente relatados em rochas silicatadas de granulometria média a grosseira, como granitos, granodioritos, gnaisses e arenitos.

A forma das aberturas da cavidade tendem a ser elipsoidal, alongadas, e paralelas ao chão em terrenos desérticos e zonas costeiras.

Meteorização

Meteorização define o conjunto de processos biológicos, físicos, químicos e / ou que decompõem e quebram a pedra em pedaços menores. Os processos de meteorização podem atuar de forma independente ou em conjunto, bem como em diferentes escalas. Depois da meteorização atua a erosão (transporte dos detritos pelo vento e pela água, longe do interior da cavidade).


a) Meteorização biológica. Por ácidos orgânicos que segregam na forma de um halo, as colónias de microrganismos, corroendo quimicamente a biotite. Este processo bioquímico deixa para trás uma área elipsoidal, empobrecida em cimento de óxido de ferro, que é mais facilmente desgastado e corroído.


b) Meteorização química. Processos químicos associados ao desenvolvimento tafoni tendem a incluir a hidratação, hidrólise, e a troca de catiões entre as soluções minerais e rocha hospedeira. Fontes de humidade que promovem formação tafoni podem ser água do mar rica em sais, humidade da condensação do ar, neve derretida, água subterrânea e água da chuva. A decomposição de feldspato e de minerais de argila, o ataque químico do quartzo pelo sal, e o destacamento de ferro a partir da biotite são particularmente importantes na meteorização química de tafoni.


c) Meteorização física. Os processos atmosféricos físicos ou mecânicos responsáveis pela formação de cavernas geralmente referem-se à destruição grão-a-grão de uma rocha (também conhecido como desintegração granular). A meteorização física é nomeada pelos investigadores mais frequentemente do que os biológicos ou químicos ao descrever as forças criativas dos tafoni.

 

Meteorização Diferencial

A propriedade desconcertante dos tafoni, é que rochas aparentemente homogéneas desenvolverem tafoni. Blackwelder (1929) descobriu que a forma do tafoni em rochas sem irregularidades estruturais ou composicionais aparentes, como variações litológicas, fraturas ou planos S0. Ele sugeriu que os tafoni se desenvolvem devido ao humedecimento diferencial da superfície da rocha e da criação de condições micro climáticas dentro de cavidades, que causam hidratação de minerais de feldspato e esfoliação e posterior remoção pelo vento e pela chuva.

a) Mecanismo de realimentação positiva.

Tafoni interiores e os microclimas que promovem ciclos de realimentação positivo e diferenciais de intemperismo da rocha. Quando o ar entra num tafoni situado à sombra e arrefece, condensa humidade nas paredes da cavidade, promovendo, assim a meteorização química e física, e a criar uma maior área de superfície em que mais humidade pode-se condensar, aumentando ainda mais a meteorização.

b) Para cima e para trás. As paredes traseiras e telhados favorecem os processos de meteorização porque essas áreas protegidas são mais frias e a superfície da rocha permanece em contacto com a humidade por longos períodos, perpetuando, assim, mecanismos de crescimento positivo. Consequentemente, o tafoni cresce 'para cima e para trás' e cria viseiras ou margens salientes amplas nos maiores tafoni.

c) Mecanismos de crescimento negativo. Um exemplo de um mecanismo de feedback negativo, retardando ou impedindo o desgaste, é o interior das paredes da cavidade, que são reforçados com organismos ou minerais secundários precipitados.

d) Clima. Grandes e pequenos tafoni podem variar, um tafoni grande é suficiente volumoso para criar um microclima específico com condições húmidas 'suficientes' para a meteorização do interior.

Fonte: www.tafoni.com

 


Como reclamar esta cache?


Para reclamar esta cache como encontrada deverão enviar para o autor desta cache uma mensagem respondendo corretamente às seguintes questões:


• Qual a altura e largura aproximada no interior do tafoni?

• Consoante o texto da cache, quais são os processos de meteorização evidentes neste tafoni?

• A rocha hospedeira destes tafoni é de granulometria fina, média ou grosseira. Justifica a tua resposta.

Se acredita ter concluído com sucesso os objetivos desta Earth Cache e já me enviou todos os requisitos conforme solicitado, por favor, sinta-se à vontade para a registar como encontrada. Posteriormente verificarei os requisitos enviados e caso seja necessário, contactá-lo-ei no sentido de efetuar as devidas correções ao seu registo.

 


How to claim this cache?


To claim this cache as found should send to the author of this cache a message correctly answering the following questions:

• What is the approximate height and width inside the tafoni?

• Depending on the text of the cache, which are the processes of weathering evident in this tafoni?

• The host rock these tafoni is fine, medium or coarse particle size. Justify your answer.

If you believe you have successfully completed the objectives of this Earth Cache and already sent me all the requirements as requested, please feel free to to register as found. Later will check the requirements sent and if necessary, I will contact you in order to make the necessary corrections to your registration.

 



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.