Skip to Content

<

# 2 Rota Cenários do Passado - Alminhas Barreiro

A cache by CinZa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/01/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Este projecto criado atrás de um conjunto de caches pretente dar a conheçer uma Rota recentemente criada, situada na freguesia de Esmolfe, no concelho de Penalva do Castelo, denominada por PR3 PCT - Rota dos Cenários do Passado, com cerca de oito km´s de extensão com uma variante opcional até ao Castro da Paramuna com cerca de mais 2 km aproximados (ida e volta).


Translation

# 2 Rota Cenários do Passado - Alminhas do Barreiro

PR 3 PCT - Rota dos Cenários do Passado:

Com cerca de 8 km (quilometros), esta rota é um percurso circular em torno da povoação berço da Maçã Bravo de Esmolfe. Tem inicio na Igreja Matriz de Esmolfe ou de Nossa Senhora da Conceição (século XVIII) e reflete o ambiente rural - aliado ao singular património geológico, arqueológico e paisagístico - permitindo deambular por entre locais ligados à história e alma do povo.

No inicio desta rota, pode-se observar um magnifico exemplar de relógio de sol, esculpido em granito, e assim deleitar-se a ver as horas, através de uma técnica ancestral. Situada a nascente de Penalva do Castelo, Esmolfe encontra-se implantada entre o rio Dão e o Côja, desenvolvendo fortes aptidões agrícolas, com particular destaque para a produção da Maça Bravo de Esmolfe e para as vinhas, que proporcionam a criação de um néctar impar, o vinho do Dão. Neste tranquilo percurso, o visitante pode apreciar e contemplar uma natureza que se renova constantemente, adquirindo diferentes tonalidades, consoante a estação do ano e levando ao despertar de todos os sentidos.


A par da beleza paisagistica, também aqui o património arqueológico/histórico se destaca pela riqueza excecional, apresentando vestigios da ocupação pré-histórica, como a Anta do Penedo do Com e um conjunto de abrigos naturais, e proto-histórica, como o Castro da Paramuna e uma gravura rupestre. Os sitios da Eirinha e de São Martinho, na área nordeste de Esmolfe, apresentam um conjunto significativo de testemunhos da presença humana neste território, destacando-se a presença de uma ara romana anepígrafa, reaproveitada, posteriormente, como alminha e uma necrópole medieval escavada na rocha, constituida por sepulturas antropomórficas, uma delas com o pormenor de individualização dos pés. Da arquitectura religiosa destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e as capelas de Santa Clara e de Santo Ildefonso, junto à qual se realiza a Feira da Maça Bravo de Esmolfe, no primeiro ou segundo fim de semana de Outubro.

A Rota dos Cenários do Passado desenvolve-se ao longo de um espaço agrícola e florestal, constituindo um mosaico
muito interessante do ponto de vista ambiental e paisagístico, pontuada por um património geológico sob a forma de penedos. Estes terrenos pedregosos, entremeados de algumas linhas de água, abrigam também herpetofauna diversa. Entre outros e no que se refere a anfíbios, o ocorrem aqui a salamandra-de-pintas-amarelas, o tritão-de-ventre-laranja e o sapo-parteiro-comum. Nos répteis salienta-se a presença do sardão, da lagartixa-do-mato-comum, do licranço e da cobra-rateira.
Nos espaços florestais predomina o pinheiro-bravo, observando-se também bosques de folhosas com carvalhos.

Aceite o convite para visitar esta vetusta aldeia: percorra as suas pitorescas ruas e vielas e partilhe emoções com as nossas gentes!

Fonte: www.cm-penalvadocastelo.pt

Alminhas do Barreiro:

Situadas no alto do Barreiro, onde o Caminho das Eirinhas entronca na Rua da Requeixada. São constituídas por duas pedras sobre as quais assenta uma cruz de granito, com o mesmo desenho da cruz que encima a frontaria da igreja paroquial, colocada aquando do arranjo deste largo em 2011, cruz esta que veio substituir uma outra de ferro, ali colocada na década de Quarenta do século XX, para ocupar parte do espaço deixado pela primitiva cruz (que seria mais encorpada e igualmente de pedra), que concluiria o conjunto original. A cruz assenta numa pedra que contém uma inscrição romana na parte voltada para a parede, pelo que é antiquíssima, podendo remontar à época dos visigodos. A ser verdade, estareamos, muito provavelmente, perante o mais antigo ou um dos mais antigos vestígios do cristianismo em toda a região. É interessante notar que, para os antigos, este conjunto (as duas pedras em que assenta a cruz) seria um sinal do tempo dos mouros. Como é sabido, a concepção do conjunto afasta a tese de elemento árabe e reforça a ideia de símbolo cristão. É no largo a que “presidem” estas Alminhas que se realiza a Bênção dos Campos em Quinta-Feira da Ascensão.
(Fonte: João Evangelista 2012).

Acesso:

Esta Rota circular tem ponto de partida e chegada junto à Igreja Matriz de Esmolfe ou de Nossa Senhora da Conceição que se localiza junto à sede de Junta de Freguesia de Esmolfe, no meio da povoação, tendo uma boa acessibilidade e sinalização, principalmente de quem vem ou passa na vila de Penalva do Castelo para Esmolfe.
Inicio da rota (GPS N 40º 40` 52.8`` W 07º 41` 06.3``).
Os cachemobiles podem ser estacionados em frente do cemitério numa rua superior à Igreja Matriz de Esmolfe. Apesar de ser mais recomendavel fazer o percurso a pé, é possivel fazer-se com veiculos todo o terreno (TT) já que em toda a sua extensão existe trilho com largura suficiente para a sua passagem como piso possivel de se ultrapassar. Nota para algumas partes com piso bastante irregular mas com veiculos 4x4 dá bem para ultrapassar essas maiores dificuldades. Nem todas as caches estão junto ao trilho sinalizado, pelo que têm que por vezes sair dessa rota para encontrarem a respectiva cache. Como outras, que se encontram no meio urbano ou populacional, pelo que devem ter descrição na sua procura para a durabilidade.

A cache:

A segunda numerada deste conjunto, trata-se de um contentor do tamanho pequeno|micro, que contém apenas o logbook habitual sendo necessário material de escrita. Deixem tudo conforme estava. Tenham esse cuidado expresso para a durabilidade da mesma. Desfrutem do percurso, aproveitando inclusive para tirar fotos. Pedia tanto que possível para não publicarem fotos do spoiler. Espero que gostem.




This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Cebpherz ab crdhrab zheb qr pvzragb (Aãb é arprffáevb ragene rz dhnydhre greerab cevinqb)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

130 Logged Visits

Found it 124     Didn't find it 2     Write note 1     Publish Listing 1     Update Coordinates 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 12 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.