Situa-se na costa Noroeste da ilha do Corvo em local íngreme e de difícil acesso. A primeira torre com uma lente de 3ª ordem foi instalada em 1965 contribuindo em muito para as ajudas à navegação a norte da ilha do Corvo. A sua localização deve-se ao facto de ser um ponto estratégico dos navios, em função, do baixio do Atlas.
Devido às condições climatéricas que permanecem nesta zona do Atlântico, a torre original entrou em inicio de colapso apresentando muita degradação na sua estrutura tornando-se difíceis e constantes as operações de manutenção .
Em 2002 a torre foi substituída por uma outra em módulos de fibra e uma lanterna com lentes em acrílico ficando assim mais fiável o seu funcionamento e mais fácil manutenção. O seu sistema de funcionamento é assegurado pela alimentação de baterias que são carregadas por um painel fotovoltaico.
A montagem das torres e as visitas de manutenção, sendo frequente a substituição das pesadas baterias, são um trabalho de grande dificuldade que os faroleiros do Farol do Albarnaz na ilha das Flores têm de executar no âmbito das suas funções.