Skip to content

MG - TP 90 - [Porto de Mós] Traditional Cache

Hidden : 12/05/2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache foi colocada como parte de um projeto de recuperação de algumas geocaches míticas do nosso amigo e brilhante geocacher Touperdido. Com esta cache pretendemos manter vivo o espírito de liberdade e de amor pela natureza que o Touperdido nos deixou como um legado de inestimável valor. Damos assim continuidade a uma cache que permaneceu durante 7 anos neste local, e que muitas alegrias proporcionou a quem teve a felicidade de a descobrir: Placed 2008-03-02 MG - TP 90 - [Porto de Mós] by touperdido (GC193DM)
 


Objectivo

O objectivo é levar os visitantes a conhecerem  alguns aspectos rurais ainda presentes nesta zona, nomeadamente a pastorícia, o cultivo da terra, o uso do moinho para fazer farinha e as diversas formas de manter a água à superfície para dar de beber ao gado.

Terreno

Do waypoint de estacionamento até à cache são cerca de 980 metros mas contem com 200 metros de desnível por um terreno escarpado. O caminho apartir do estacionamento é evidente e podem seguir as "bolinhas de chocolate" das cabras até uma zona murada. Aqui passem por entre os muros e contornem-nos pela direita, não é portanto necessário derrubar nem saltar os muros. O piso é um misto de rocha calcária com terra, por isso especial atenção quando está molhado. Se se cruzarem com as cabras no caminho dêm-lhe prioridade.


Cache

Está colocada depois do moinho por forma a não ficar mais destruído do que já está. A localidade (Serro Ventoso) onde vão deixar o carro é bastante pacata, por isso sejam discretos na procura e se forem abordados por alguém sejam simpáticos e atenciosos.

Outras considerações do autor:

Esta cache já estava na "manga" à algum tempo, era para ser feita em conjunto com o Trifaísca mas como ele está com falta de tempo disse-me que avançasse e assim foi. Hoje é daqueles dias em que é impossível estar em casa, muito vento, alguma chuva, séries pirosas na televisão, nada melhor que ir arejar. Estacionei o carro no estacionamento aconselhado e segui em direcção ao objectivo. Existe um caminho claramente pedonal, mas que é bastante frequentado por cabras a atender pela quantidade de "bolinhas de chocolate" ao longo do percurso. À medida que se vai subindo a paisagem vai-se tornando mais bonita e é engraçado perceber que antigamente a agricultura tinha um papel de grande importância na forma de ganhar a vida das pessoas.
A seguir vou ter o Mancha Negra a perguntar-me o que quer dizer MG! Digam os visitantes da cache o que lhe parece que queira dizer!

Additional Hints (No hints available.)