
Esta cache foi colocada como parte de um projeto de recuperação de algumas geocaches míticas do nosso amigo e geocacher Touperdido. Com esta cache pretendemos manter vivo o espírito de liberdade e de amor pela natureza que o Touperdido nos deixou como legado. Damos assim continuidade a uma cache que permaneceu durante 6 anos neste local, e que muitas alegrias proporcionou a quem teve a felicidade de a descobrir: Placed 2008-01-03, Protegidos pela chuva de pedra [Ourém] by touperdido (GC18B75)
Capela de S. Sebastião

Aparentemente esta é apenas mais uma capela com história que está em ruínas, mas nem sempre foi assim.....
Vim pela primeira vez a este local à cerca de 10 atrás e não me lembro de estar tão degradada. Na altura andava no escuteiros e fomos convidados a conhecer a história daquele local. Foi-me dito que na altura das invasões francesas toda a população da aldeia perto da capela, que hoje tem o nome da capela (S. Sebastião), se veio refugiar aqui na fuga ao franceses e quando estes estavam quase a partir a porta para matarem toda a população deu-se um milagre e começou a chover pedra, a forma mais ou menos de uma salamandra mas sem pernas. Lembro-me de na altura me mostrarem algumas dessas pedras dentro da igreja.
Pouca ou quase nenhuma informação encontrei sobre esta capela, a não ser um relatório da Arqueóloga Jaqueline Pereira, sobre a carta arqueológica do concelho de Ourém:
"A capela dedicada a S. Sebastião encontra-se em estado avançado de ruína, situação que já no século XVII aparecia documentada. O edifício é constituído por alvenaria de pedra e tijolos ligados por argamassa e possui uma fachada de estilo neoclássica. Este templo poderá estar ligado ao surto divulgatório do culto de S. Sebastião, numa época em que surtos epidémicos perturbavam o Ocidente. A norte da capela, numa área aproximadamente com 300 m2, ocupada com uma vinha que confronta com a Ribeira do Cuvo, a Sul, detectam-se alguns fragmentos de cerâmica de construção e comum, de período indeterminado. " Informação retirada de http://www2.ipa.min-cultura.pt/pls/dipa/build_ficha?xcode=2612407&type=T&pagetitle=Trabalhos
A única coisa que se sabe é que foi vendida a um preço simbólico de 1€ à Câmara Municipal de Ourém com o objectivo de ser recuperada e entregue à Junta de freguesia a que pertence (Atouguia). Lê-se em alguns blogs da zona algum descontentamento sobre o avançado estado de degradação, mas por outro lado há quem defenda que com uma re-construção a capela nunca mais vai voltar a ser a mesma.
Não é possível visitar a capela por dentro pois desde que passou a pertencer à CM Ourém foi vedada por forma a evitar algum vandalismo, visível no interior. Aconselho que a visita seja feita de dia por forma a ver melhor, todos os pormenores exteriores, visitar um poço (na parte de trás), avistar o Castelo de Ourém e disfrutar do ambiente relaxante da água a correr.
A cache está disponível 24 horas por dia, mas por ser um local com pouca iluminação é preferível que não seja feita de noite. Por favor sejam discretos e deixem a cache exactamente da mesma forma que encontraram.






