Esta cache foi colocada como parte de um projeto de recuperação de algumas geocaches míticas do nosso amigo e brilhante geocacher Touperdido. Com esta cache pretendemos manter vivo o espírito de liberdade e de amor pela Natureza que o Touperdido nos deixou como um legado de inestimável valor.
Damos assim continuidade a uma cache que permaneceu durante mais de 6 anos neste local, e que muitas alegrias proporcionou a quem teve a felicidade de a descobrir: colocada a 17/Jul/2008 - Yabba Dabba Doo!! [Reguengo do Fétal] by touperdido (GC1E9CB), descoberta pela última vez a 26/Out/2014.
No página original pode ler-se:
Breve introdução
A exploração de massas de minerais é uma actividade que já existe desde o tempo dos Flinstones, porém só a partir dos anos 90 é que houve uma revolução nas leis referentes a este tipo de actividades. Surgiu portanto uma nova mentalidade, uma maior preocupação na legalização das mesmas, assim como uma maior preocupação em termos de impacto ambiental e paisagístico. A DGEG, que tutela a abertura de novas pedreiras, cria nos dias de hoje, um conjunto de entraves às novas explorações, garantindo assim um crescimento sustentável das mesmas.
É visível por qualquer pessoa o impacto paisagístico que as pedreiras provocam, no entanto é importante termos a capacidade de perceber que também são importantes pois fornecem-nos um conjunto de matérias-primas que provavelmente todos nós temos em casa. Além disso, é importante lembrar que só tivemos por exemplo acesso a ver as pegadas de dinossauros, no caso do Bairro em Ourém, graças à exploração da mesma. E não estou com esta conversa a defender a livre exploração das pedreiras, estou antes a mostrar os vários pontos de vista, porque é bem visível o negativo impacto, paisagístico, sonoro (rebentamentos), ambiental (poeira), da fauna e da flora (extinção de espécies vegetais).
Cache
Está num local de onde se tem a percepção do negativo impacto paisagístico das pedreiras. Não sendo obrigatório, sugiro uma visita à cache depois das 17h, já que a essa hora as pedreiras não estão em funcionamento e poderão aproveitar muito melhor o local e com alguma facilidade observar gralhas de bico vermelho e aves de rapina.

Exemplo de um pôr-do-sol que poderão ver a partir do local.
|