O concelho de Mora, do distrito de Évora, localiza-se no Alentejo (NUT II) e no Alto Alentejo (NUT II). Ocupa uma área de 443,5 km2 e abrange quatro freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia. O concelho apresentava, em 2011, um total de 5525 habitantes.O natural ou habitante de Mora denomina-se morense.
O concelho encontra-se limitado a norte por Avis e Ponte de Sôr (distrito de Portalegre), a sudeste por Arraiolos e a nordeste por Sousel (distrito de Portalegre) e a oeste por Coruche (distrito de Santarém).A sua morfologia é relativamente plana e suave, sendo, contudo, marcada por áreas de altitude superior à altitude média, de 120 m, como o Cabeço de São Martinho (154 m), Píncaros (148 m), Castelhano (160 m) e Botas (165 m). Como recursos hídricos, são de referir as ribeiras de Raia, do Divor e de Têra.
|
Esta cache está localizada junto à vila de Pavia, uma das freguesias do concelho de Mora, e pretende dar a conhecer um dos muitos monumentos megalíticos desta região, a Anta da Lapeira, também conhecida como Anta da Tapada. Existem três antas nesta propriedade, sendo que esta está numerada com o número 1. Apresenta um bom estado de conservação, com um tamanho considerável, com 2,50m de altura e 3,50 de diâmetro. O acesso pedonal até junto da anta não é aconselhado, visto que há uma cerca envolvendo o terreno, contudo é possível fazê-lo desde o local da cache. Não é aconselhado fazer esta cache de noite.

|