Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

Vila Medieval de Monsaraz

A cache by FamaTeam (VilleCouer) Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 2/12/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!


A cache não está nas paredes e não é necessário mover qualquer pedra.

Tenham muita atenção aos muggles, para que a cache tenha a maior duração possível! Aproveitem para ir tirando fotos até estarem à vontade para fazerem o resgate.

Não tentem fazer a cache a qualquer custo. Lembrem-se que a durabilidade da mesma depende sempre da vossa forma de cachar e que se vocês querem um sorriso no mapa, a pessoa que vier a seguir também o quererá. Não pensem só em vocês, pensem também nos outros (geocachers e owners).



Sobre Monsaraz

“A Vila Medieval de Monsaraz é, actualmente, a varanda do Grande Lago de Alqueva, constituindo-se num dos mais bonitos postais turísticos de Portugal. A sua envolvente deixa recuar o nosso imaginário por muitos séculos e a presença de mais de 150 monumentos megalíticos dá-nos o prazer de percorrermos estórias com mais de cinco mil anos, donde destacamos o Cromeleque do Xerez, O Menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica, com 5.70m, a Rocha dos Namorados ou o Menir da Belhoa...

Devido à sua posição geográfica, a colina de Monsaraz sempre ocupou um importante lugar na história do Concelho, tendo sido ocupada por diversos povos desde a pré-história.

No séc. VIII, Monsaraz cai sob domínio do Islão através das invasões muçulmanas que ocuparam grande parte da Península Ibérica. Passou a designar-se Saris ou Sarish e a pertencer ao reino de Badajoz, um dos maiores e mais importantes focos da cultura árabe.

Em 1167, foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor numa expedição que partiu de Évora, também esta recém-conquistada. Após a derrota de D. Afonso Henriques em Badajoz, Monsaraz cai novamente em poder dos árabes. Em 1232, apoiado por cavaleiros templários, D. Sancho II reconquista-a em definitivo, sendo posteriormente doada à Ordem do Templo.

Após as guerras de 1383-1385, a Vila de Monsaraz é integrada na Casa de Bragança e passa a ser uma das mais preciosas fontes de rendimento da grande casa ducal portuguesa.

Em 1512, D. Manuel concede novo foral à Vila de Monsaraz, reformulando a vida pública e jurídica do Concelho. Após a Restauração de 1640, a Vila recebeu importantes acrescentos táticos, como o levantamento de uma nova cintura abaluartada, tornando-se numa poderosa “cidadela inexpugnável”, interligada com o sistema defensivo de Elvas, Juromenha, Olivença e Mourão.

A sua condição de vila medieval acastelada, o impetuoso crescimento das aldeias de Reguengos, a riqueza das actividades artesanais e vinícolas e a fidelidade da população de Monsaraz aos ideais miguelistas derrotados na guerra civil (1828-1834) foram os factores que contribuíram para a transferência da sede de Concelho de Monsaraz para Vila Nova de Reguengos em 1838, onde se estabeleceu definitivamente em 1851.”

Informação retirada de http://www.monsaraz.pt/


Em 2006 decorreu a iniciativa 7 Maravilhas de Portugal e o Castelo de Monsaraz foi um dos 21 finalistas. Não admira que assim fosse, tamanha é a beleza deste castelo, da vista para o Alqueva e da bela vila de Monsaraz. É sem dúvida algo mágico!

O castelo possui no alto da sua torre de menagem um vértice geodésico, visível a partir da torre oposta a essa. Aconselhamos também a procurarem a torre que apresenta uma fabulosa janela panorâmica sobre o Alqueva, literalmente! Aproveitem para tirar fotos neste lugar.

Para os amantes da tauromaquia, Monsaraz é um ponto de referência, sobretudo nas touradas realizadas no interior do recinto do castelo. Foi por volta de 1830, e estando as antigas edificações da praça de armas do castelo de Monsaraz em adiantado estado de ruína mercê do abandono humano do edifício militar, que os habitantes da vila começaram a erguer a sua praça de touros, aproveitando os materiais dessas antigas construções e tirando pedras de que precisavam de alguns troços da muralha que também se encontrava em ruína. Desde então, é tradição realizar-se neste castelo a habitual corrida de touros das Festas em honra do Senhor Jesus dos Passos.

Igualmente famoso é o seu presépio com figuras de tamanho real, que são espalhadas por toda a localidade.

São várias as razões para visitar Monsaraz. Escolha a que quiser, mas venha até cá...

Não se limitem só a procurar o tesourinho e que parem um pouco para admirar tudo o que a bela vila de Monsaraz tem para vos oferecer.


Atenção! Terão de ter cuidado redobrado porque o local é bastante movimentado. Tenham um bocadinho de paciência e aproveitem para ver e fotografar o local, até estarem à vontade para procurarem e logarem a cache. Lembrem-se que a longevidade das caches depende sempre da vossa forma de cachar! Pensem nos owners e nos restantes geocachers e não arrisquem expor a cache só para terem mais um smile no mapa.

Boa cachada!


VilleCouer



PS: levem material de escrita porque não existe no container.


Additional Hints (Decrypt)

Cbqvn fre zntaégvpn, znf aãb é...

Yrzoerz-fr dhr trbpnpuvat aãb é fvaóavzb qr qrfgehvçãb. Frwnz pbafpvragrf an uben qr pnpune!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

454 Logged Visits

Found it 420     Didn't find it 18     Write note 4     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 5     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 219 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 6/19/2018 4:22:52 PM Pacific Daylight Time (11:22 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page