Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

AS AMIGAS DO VICENTE10

A cache by vicente10 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/01/2015
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

AS AMIGAS DO VICENTE10

ESTA CACHE TEM COMO OBJETIVO FAZER-TE VIVER UM POUCO A VIDA DE UM APICULTOR.SERÁ QUE É FÁCIL COMO ABRIR FRASCO DE MEL? VAMOS VER [J]

FAÇAM OBRIGATORIAMENTE ESTA CACHE DE DIA...BOA SORTE!!!

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

Apicultura migratória

Nos pomares de laranja e outras frutas cultivadas comercialmente é comum os agricultores contratarem apicultores para polinizarem as flores, a render grande produtividade, tanto de frutas, como de mel. Este tipo de atividade chama-se apicultura migratória, porque o apicultor descarrega um caminhão de colmeias no centro do pomar durante a floração, e depois retira as colmeias no fim da floração. Nestes casos a retirada dos enxames é importante, pois tratando-se de uma monocultura, as abelhas não terão alimento (néctar de flor) após a floração, e irão consumir todo o mel estocado dentro das colmeias.

Colmeia: É o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas.

As abelhas utilizam a colmeia para abrigar a sua progenitora, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.

Na colmeia é preceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colmeia. São as Operárias (15mm de comprimento) que produzem a cera, usada na construção da colmeia. A rainha (20mm de comprimento) é a única fêmea fértil da colmeia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geleia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis por atrofia. A rainha põe cerca de mil ovos por dia e vive de cinco a dez anos. Os zangões (18mm de comprimento), que são os machos possuem a única função de fecundação da rainha, após isso morrem.

A colmeia racional: Na apicultura moderna usa-se uma colmeia padrão desenvolvida em pesquisas científicas. Um dos padrões mais usados no mundo é o Langstroth, em Portugal usa-se também o padrão Lusitano. Existem muitos outros padrões e formatos de caixas(Curtinaz, Schirmer, etc..). No desenho destas caixas usa-se o conceito do espaço-abelha, que é basicamente o tamanho de uma, ou duas abelhas, não mais. Trata-se de uma caixa com 10 quadros removíveis onde ficam os favos. O distanciamento dos quadros respeita o chamado espaço-abelha. A vantagem desta caixa padrão é a possibilidade de retirar os favos sem danifica-los, centrifugar o mel, e devolver o favo intacto para a colmeia, com a vantagem da intercambiabilidade dos favos(caixilhos) entre as caixas(colméias). O espaço-abelha é o espaço que permite as abelhas circulem por dentro da colméia e disciplina a construção dos favos na posição de encaixe dos 10 caixilhos, permitindo que o apicultor remova centenas de favos em poucos minutos e recoloque-os de volta depois.

Rotina do Apicultor:

A manutenção de um apiário exige visitas frequentes do apicultor para as tarefas de remoção de mato perto das colmeias, revisão das caixas e colheita, dentre outros serviços no apiário, na preparação das colmeias e quadros.

Durante a revisão o apicultor verifica se há excedente de mel para colheita, se a rainha está fértil (a produzir crias), se não há formigas, se não há traças, se existe cera em quantidade suficiente. Os favos serão levantados para verificar estes itens. O serviço é trabalhoso porque um apiário comporta aproximadamente 30 colmeias e cada ninho ou melgueira tem 10 quadros/favos e a colmeia poderá ter além de um ninho várias melgueiras. Apicultores profissionais podem ter centenas de colmeias espalhadas em dezenas de apiários. Assim o apicultor costuma trabalhar com um ajudante, e instalar o apiário sempre em local de fácil acesso para carro, ou camião.

QUANTO À CACHE:

O LOCAL ONDE ESTÁ O CONTAINER FINAL É DO CONHECIMENTO DO PROPRIETÁRIO, PELO QUAL SE PEDE QUE FAÇAM A CACHE DE DIA

MATERIAL: CANETA DE ACETATO; BOTINS OU BOTAS (SAPATILHAS PODE SER ARRISCADO); 1 MACACÃO DÁ GRANDE GEITO

TENS DE DECIFRAR O SEGUINTE ENIGMA:

Que tipos de abelhas existem numa colmeia? Umas são maiores que outras... e depois existe o dono delas o apicultor não é?

N=20:2-3-2:2+1x4

CONFIRMA: APICULTOR= 54

N 40 (2xa+b-N).((AxD+(XxVxE+F))

W 007 (cxG-M).(TxP:DxH-L-Q+O+H-R)

CACHE IDEAL PARA SE PODER FAZER SOZINHO!!! CASO VENHAM EM GRUPO DE GEOCACHERS FAÇA CADA UM UMA VEZ PARA PELO MENOS CONTACTAR COM O MATERIAL E ENTRAR NA AVENTURA

BOA SORTE!!!

VOLTEM A DEIXAR TUDO NO SÍTIO RESPETIVO PARA QUE OUTROS GEOCACHERS POSSAM USAR!!!! NADA DE ROUBAR NEM ESTRAGAR O MATERIAL POIS COMO VOCÊS SABEM ESTE NÃO É BARATO.... ESPERO QUE GOSTEM, ALGUMA DÚVIDA CONTACTAR 965486254



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Frwnz qvfpergbf. Anqn qr snmrerz zbivzragbf oehfpbf r onehyub. Aãb qrvkrz unovgnagrf ab pbagnvare svany.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

131 Logged Visits

Found it 115     Didn't find it 3     Write note 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 26 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.