Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

Museu Carlos Machado

A cache by xaelito Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/05/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Museu Carlos Machado



  
O Museu Açoreano, criado pelo Dr. Carlos Machado, em 1876, abriu ao público a 10 de Junho de 1880, nas instalações do então Liceu Nacional de Ponta Delgada, apresentando colecções de Zoologia, Botânica, Geologia e Mineralogia, hoje consideradas históricas. Em 1890, passou a estar dependente do Município de Ponta Delgada, denominando-se, após 1914, Museu Carlos Machado, em homenagem ao seu fundador.
Aquele que inicialmente foi um museu escolar abriu- se à comunidade local e, através das colecções de História Natural, despertou o interesse da comunidade científica internacional. O segundo director do Museu, o Coronel Francisco Afonso de Chaves, continuou a obra do seu antecessor, a partir de 1901.
Ao longo dos anos, o património do Museu foi sendo enriquecido com o contributo de vários micaelenses de prestígio intelectual e social. Entre eles, em 1893, o Conde de Fonte Bela ofereceu ao Museu a colecção de objectos africanos recolhidos pelo Contra-Almirante Craveiro Lopes. Este conjunto foi incorporado no acervo de História Natural, refectindo a visão científica da época. Em 1912, o Dr. Luís Bernardo Leite Athayde propôs a criação de uma Secção de Arte no Museu Açoreano: «[...] tomando em consideração o isolamento em que vivíamos, num meio quási por completo destituído de estímulos para o desenvolvimento das aptidões artísticas, [...] e ainda poder e dever ser o Museu o protector das peças do nosso património artístico então completamente desprotegido» (1). A partir dessa data, foram promovidas exposições de pintura com artistas regionais, nacionais e internacionais. As aquisições e ofertas de algumas telas dos mestres «mais notáveis de então» constituíram o primeiro Núcleo de Arte do Museu.
No espírito do Movimento Regionalista, o Dr. Luís Bernardo Leite Athayde e, mais tarde, o Eng. Alfredo Bensaude e o Dr. Armando Cortes-Rodrigues, iniciaram a recolha de peças de Etnografia Regional. A iniciativa respondeu à necessidade de revelar a vida regional na sua feição típica e tradicional porque «...as suas características se iam perdendo sob fortes e contínuas influências estranhas» (1). Inicialmente, esta secção era constituída por objectos do quotidiano doméstico e por indumentária, ampliando-se progressivamente com peças ligadas às actividades marítimas e agrícolas.
Em 1930, com a aquisição do Convento de Santo André, abriu-se a possibilidade de reunir num mesmo local as já numerosas colecções, até então dispersas por vários edifícios da cidade. Entre outras vantagens, sublinhava-se a situação do novo edifício, suficientemente afastado do mar para garantir a conservação das suas colecções. A instalação do Museu no antigo Convento constituiu «a forma mais coerente e digna de salvar o Convento de Santo André» , possibilitando também o desenvolvimento das colecções de Arte Sacra e Etnografia Conventual.
Já na década de 1960, por iniciativa de Maria Luísa Ataíde da Costa Gomes, iniciam-se as recolhas de brinquedos com o principal objectivo de que «todas as crianças da nossa terra» pudessem encontrar «no nosso Museu um ambiente propício ao desenvolvimento das suas faculdades artísticas».
Em 1976, o Museu Carlos Machado passou para a tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura e, em 2005, passou a ser a tutelado pela Presidência do Governo Regional dos Açores/Direcção Regional da Cultura.
 
 
 
Museum Carlos Machado


The Azorean Museum, created by Dr. Carlos Machado, in 1876, opened to the public on June 10, 1880, the then National Lyceum facilities of Ponta Delgada, with Zoology collections, Botany, Geology and Mineralogy, now considered historical. In 1890, has become dependent on the city of Ponta Delgada, calling up after 1914, Carlos Machado Museum, in honor of its founder.

He who was initially a school museum opened it to the local community and, through the Natural History collections, aroused the interest of the international scientific community. The second director of the Museum, Colonel Francisco Afonso de Chaves, continued the work of his predecessor, in 1901.

Over the years, the Heritage Museum was being enriched with input from various São Miguel intellectual and social prestige. Among them, in 1893, the Beautiful Fountain Conde offered to the Museum's collection of African objects collected by Rear Admiral Craveiro Lopes. This set was built at the Natural History collection, refectindo the scientific view of the time. In 1912, Dr. Luis Bernardo Leite Athayde proposed the creation of an Art Section in Azorean Museum: "[...] taking into account the isolation in which we lived, in a medium quasi completely devoid of stimuli for the development of skills artistic, [...] and still can and must be the Museum of the protective parts of our artistic heritage then completely unprotected "(1). Thereafter, exhibitions were held painting with regional, national and international artists. Acquisitions and offers some screens of the masters 'most notable then' were the first Museum Art Center.

In the spirit of the Regionalist Movement, Dr. Luis Bernardo Leite Athayde and later, Eng. Alfredo Bensaude and Dr. Armando Cortes-Rodrigues, began collecting pieces of Ethnography Regional. The initiative responded to the need to reveal the regional life in its typical and traditional feature because "... their characteristics were losing under strong and continuous foreign influences" (1). Initially, this section comprised of everyday household objects and clothing, expanding progressively with parts linked to maritime and agricultural activities.

In 1930, with the acquisition of the St. Andrew's Convent, opened up the possibility of bringing together in one place the already numerous collections, previously spread over several buildings in the city. Among other advantages, stressed to the new building situation far enough from the sea to ensure the conservation of their collections. The installation of the Museum in the former Convent constituted "the most consistent and worthy way to save the St. Andrew's Convent ', also enabling the development of collections of Sacred Art and Ethnography Conventual.

In the 1960s, at the initiative of Maria Luisa Ataide da Costa Gomes, start up the collection of toys with the main objective that "all children of our land 'could find" in our Museum an enabling environment for the development of their artistic faculties ".

In 1976, the Museum Carlos Machado went to the responsibility of the Regional Secretariat for Education and Culture, and in 2005, became the ward by the Presidency of the Regional Government / Regional Directorate of Culture.

Retired http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/museu/historia.aspx
 


Additional Hints (Decrypt)

Qronvkb qn wnaryn, nb cé qn neiber, oenapb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.