O Trilho dos Incas é sem dúvida alguma, um dos locais mais bonitos e relevantes da serra da Arada / Freita.
Apesar de ser mais conhecido apenas pelo trilho empedrado que percorre a encosta da serra, e que dá o nome ao percurso, devido à sua semelhança com o verdadeiro 'Inca Trail', o 'Trilho dos Incas é muito mais do que essa pequena parte.
A famosa 'Garra', que tanto caracteriza a serra, é o terreno a palmilhar para, aí sim, percorrer todo o percurso. Outra característica importante é o percurso não ter marcações e, por vezes, nem trilho bem definido, implicando alguma experiência por parte daqueles que nele se aventurarem. É também importante ter conhecimento do facto de existirem grandes desníveis, o que implica uma boa preparação física de todos aqueles que aceitarem o desafio de tentar percorrer o trilho na sua totalidade.
Os acessos podem ser feito a partir de: Regoufe, Covelo de Paivô ou Póvoa das Leiras.
A CACHE
A cache foi colocada durante o período em que percorremos o percurso por nós estipulado para mais uma agradável manhã nesta serra.
Como gostamos de explorar novos locais, e criar, ou inventar formas de atingir um determinado ponto que apenas temos contacto visual. Esta cache surge nessa perspectiva, ou seja, para quem aprecia o desafio de explorar e perceber a melhor forma de alcançar o container, quando este está em local de difícil acesso.
Como este idílico local já se encontrava referenciado pela comunidade de geocachers, demos-lhe o nome de “o trincas”, se bem que tendo em conta o acesso à cache deveria ser, ou “o arranhas”, ou “o esmurras!” ;)
A melhor forma de avistar o local onde se encontra a cache, é cerca de 25 metros depois de passar a linha de água, vindo de Povoa das Leiras, olhar para as antenas eólicas, pois esta estará praticamente alinhada com uma delas. (ver spoiler)
Esperamos que gostem!
|