Skip to content

<

# 28 Rota Ambientes Rurais - Quinta Salgueiral

A cache by Freguesia Castelo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/11/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Este projecto criado atrás de um conjunto de 28+1 caches pretente dar a conheçer uma Rota recentemente criada, situada na freguesia de Castelo de Penalva, no concelho de Penalva do Castelo, denominada por PR4 PCT - Rota dos Ambientes Rurais, com cerca de doze 12 km´s de extensão num percurso circular.


Translation

# 28 Rota Ambientes Rurais - Vista Quinta do Salgueiral

PR 4 PCT - ROTA DOS AMBIENTES RURAIS:

A Rota dos Ambientes Rurais têm inicio na Igreja Matriz de Castelo de Penalva ou de S. Pedro, tendo como tema central o rio Dão e o ambiente rural que o rodeia. Este percurso circular, com cerca de 12 quilometros, permite a descoberta de numerosos tesouros paisagísticos, patrimoniais e etnológicos, presentes nas pequenas povoações que se espalham por este território, repleto de locais de rara beleza.

Ao longo do percurso é possivel conheçer e usufruir de inúmeros testemunhos vivos da história, com destaque para o vasto património arqueológico, religioso e artístico como os caixotões do teto da Igreja de S. Pedro e as duas telas da escola de Grão Vasco, a Capela de S. Sebastião, a capela de Santo Aleixo [Aldeia de Souto de Vide], a de Nossa Senhora da Saúde [Amiais], a de S. Francisco [Amiais], a Quinta do Salgueiral com a sua abadia, inúmeras alminhas, a Laje das Pinguinhas, os fornos que antigamente confecionavam o delicioso pão, pitorescos moinhos de água e a estrada parcialmente lajeada, que desemboca na denominada Ponte Romana ou Ponte do Castelo, junto a um parque de lazer, onde poderá repousar e deleitar-se com a paisagem envolvente.

Esta rota atravessa uma paisagem muito diversificada e com um forte cunho beirão, destacando-se os pequenos espaços agrícolas, implantados num território dominado por majestosos blocos graníticos e bordejado de verdejantes soutos e pinhais. Para além da produção vinícola que pontua esta paisagem, a cultura da oliveira, a 'mais prestigiada árvore medirrânea, e o trabalho da extração do azeite marcam fortemente a economia do concelho de Penalva do Castelo.

No geral, a Rota dos Ambientes Rurais permite um contacto previligiado com a natureza, composta por uma fauna e flora diversificada. Nas vastas áreas florestais predominam o pinheiro bravo, o eucalipto, as oliveiras, os carvalhos e os castanheiros. Quanto às espécies arbustivas, salientam-se os tojos e, em menor grau, as queirós, a torga, a urze branca, a estevinha, o rosmaninho e exemplares isolados de medronheiros.

Em termos de fauna podem observar-se diversas espécies de aves como a perdiz-vermelha, o gaio-comum, a gralha-preta, o corvo, o pisco de-peito-ruivo e o chapim-azul, entre outros. De mamíferos terrestres, o ouriço-cacheiro, musaranhos, toupeira, coelho-bravo, raposa, doninha e javali.

No que se refere a anbíbios, salienta-se a salamandra-de-pintas-amarelas, tritão-de-ventre laranja, tritão-verde, sapo-parteiro-comum, sapo-comum, sapo-corredor, rela comum, rã-castanha e rá-verde.

Aceite o convite para visitar esta vetusta aldeia: percorra as suas pitorescas ruas e vielas e partilhe emoções com as nossas gentes!

Fonte: www.cm-penalvadocastelo.pt

QUINTA DO SALGUEIRAL:

Está localizada numa encosta à beira do Rio Dão, próximo da povoação de Castelo de Penalva e a cerca de 250 metros a montante da ponte romana. Têm acesso por caminho baldio de terra batida a partir da Ponte Romana. É um sítio aprazível e bem batido do sol. Na Quinta do Salgueiral foi construído um enorme edifício, o qual ostenta um magnífico brasão, ainda visível numa das fachadas que ainda resiste. Com base nos materiais que foram utilizados na sua construção, podemos afirmar que o edifício remonta ao século XVII.

Segundo Américo Leão, “os antigos e senhoriais abades do Castelo tinham, além da sua residência contígua à igreja paroquial, duas estâncias de repouso: a Quinta do Salgueiral, junto da Ponte do Castelo, em sítio abrigado dos frios, que devia provavelmente ser preferida para o Inverno; e a Quinta da Cabra […] situada entre Vilar do Dão e a Aldeia de Soito de Vide, numa poética e melancólica eminência […]”. Atualmente ainda é possível visualizar as estruturas do edifício principal mas este encontra-se praticamente em ruínas e coberto de vegetação.

ACESSO|NOTAS COMPLEMENTARES:

+ Esta Rota circular tem ponto de partida e chegada junto à Igreja Matriz de Castelo de Penalva ou de São Pedro que se localiza junto ao Lar e Residência Paroquial, no meio da povoação, tendo uma boa acessibilidade.

+ Inicio e término da rota

(GPS N 40º 39`44.1`` W 07º 39` 00.3``).

Os cachemobiles podem ser estacionados junto da Igreja e da Capela São Sebastião ou então mais distante, junto à sede da junta de Freguesia e do Café do Castelo.

+ É recomendavel fazer o percurso a pé ou de veiculos de 2 rodas, já que algumas partes do percurso são caminhos singulares e estreitos. Os veiculos todo o terreno (TT) não serão recomendaveis e assim o meio mais adequado apesar de passar em grande parte do trilho. Contudo contornando algumas partes por outros caminhos é possivel fazer-se.

+ Nem todas as caches estão junto ao trilho sinalizado, pelo que têm que por vezes sair dessa rota para encontrarem a respectiva cache. Como outras, que se encontram no meio urbano ou populacional, pelo que devem ter descrição na sua procura para a durabilidade.

+ Anualmente (Mês de Abril ou de Maio) realiza-se uma caminhada organizada pela comunidade local (Junta de Freguesia e Associações) como pelo municipio de Penalva do Castelo. Neste ano de 2015 a caminhada está agendada para 19 de Abril.


A CACHE - Nº 28:

A nº 28 numerada deste conjunto, trata-se de um contentor do tamanho pequeno, que contém apenas o logbook sendo necessário material de escrita. Está localizada junto das margens do rio permitindo uma vista para a Quinta referida como para o rio. Contudo tenham cuidado com as crianças. Deixem tudo conforme estava. Tenham esse cuidado expresso para a durabilidade da mesma. Desfrutem do percurso, aproveitando inclusive para tirar fotos, contudo tentem não publicar fotos do spoiler.




This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Whagb n hz Pneinyub

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.