É nos penhascos da Tundavala que termina o Planalto Central de Angola. Aqui o planalto excede 2200 metros de altitude e cai abruptamente para cerca de 1000 metros de altitude, provocando um desnível deslumbrante com fendas colossais na montanha. Daqui se desfruta uma paisagem magnífica que se estende por dezenas de quilómetros.
Em 2011 foram feitos trabalhos na estrada que liga o Lubango até a Fenda.
Trabalhos feitos por uma empresa local, onde tiveram o cuidado de preservar ao máximo toda a envolvente do local, contando os últimos 8 km da Estrada com Cubo da Região, numa área de 75000m⊃2; cobertos com pequenas pedras quadrangulares com cerca de 11cm*11cm, postas uma a uma.
É muito simples lá chegar...
Estando na Rotunda Final da Estrada, olhar em frente , ficando com a estrada pelas costas. Olhar ligeiramente para a Esquerda, e focar-se na maior Arvore do local, é simples chegar até essa arvore, só tem é de seguir o trilho. Estando na Arvore suba até a maior e mais alta Pedra que vir, também é fácil lá chegar, e bem perto. Depois de ver a magnifica vista do local, é melhor sentar-se um pouco, mas cuidado não esmague a cache ;) ...