Skip to Content

<

Água, Sol e ... Sal

A cache by GeoTriangle Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/12/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Água, Sol e ... Sal
sal

Translation
Água, terra e clima eram os recursos mais favoráveis para a exploração das zonas ribeirinhas. Retirando daí toda a rentabilidade possível, o Homem começou por introduzir a agricultura, extraindo destes locais os alimentos necessários para o seu dia-a-dia.
Contudo, depressa se apercebeu que podia fazer mais, nomeadamente nas zonas alagadas, onde não podia cultivar produtos hortícolas, aproveitando as águas das marés, que entravam através dos esteiros ou rios. O agricultor passou a marnoto e iniciou a produção de sal.
salAs salinas da Figueira da Foz foram as primeiras salinas municipalizadas de Portugal. Nos primórdios havia cerca de 2000 trabalhadores, alguns deles assalariados da Câmara Municipal e outros proprietários privados das suas próprias marinhas.
Hoje em dia já poucos restam, dos que outrora fizeram desta vida a sua arte!
Estas marinhas representam um modelo particularmente elaborado, com uma hidráulica complexa, com ordenamento e tamanho dos compartimentos muito singular.

“Desde o viveiro à praia de baixo e desta ao cubo (canal de escoamento para fora da marinha), os compartimentos, situam-se em cotas cada vez mais baixas, fazendo com que a água circule por acção da gravidade. Por vezes é necessário conduzir a água para cotas superiores utilizando para isso a bomba - um engenho de elevação de água, exclusivo das salinas figueirenses”
Em maio inicia-se a limpeza e reparação dos danos causados pelas intempéries do Inverno, retirando as lamas e fazendo a compactação do fundo argiloso dos talhos, com o intuito de conseguir extrair um sal o mais limpo possível. sal

Segue-se o encaminhamento da água dos viveiros pelos cristalizadores, onde os raios solares dão início ao processo de evaporação. Até atingir a cristalização, são levadas a cabo várias ações com a água, quer conduzindo-a por canais, quer mantendo-a em compartimentos distintos e por diferentes períodos de tempo, a fim de “purificar” a solução libertando-a de elementos indesejáveis.
Entre junho e setembro é possível admirar as pirâmides de sal que embelezam as agora passadeiras de madeira, outrora silhas, onde vai escorrendo depois de realizada a redura (recolha), até ser transportado para os armazéns.
Atualmente as salinas de Lavos estão praticamente abandonadas, sendo as da ilha da Morraceira as que mais produzem.


Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
                                         Fernando Pessoa

Esta cache foi colocada com a autorização do Núcleo Museológico do Sal
Flag Counter




Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

377 Logged Visits

Found it 347     Didn't find it 1     Write note 24     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 126 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.