Skip to Content

<

Dobras - Canyon do Rio Sousa

A cache by Pirat@ Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/28/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Dobras é um fenómeno geológico que resulta no encurvamento das rochas onde elas são mais frágeis e elásticas.

As rochas, ao longo do seu "percurso" pela litosfera, vão ficando sujeitas a condições de pressões e temperaturas diferentes das que lhes deram origem podem sofrer deformação, deformação esta que afeta a forma e/ou volume da rocha. Estas diferentes condições são da responsabilidade do dinâmica interna da Terra que origina tensões que traduzem o aparecimento de estruturas geológicas como as dobras.

Dobras3_zpseocbdw96

Quando uma rocha sofre uma determinada força externa ela reage com uma força interna que tende a manter ou a restaurar a sua forma original, diz-se que a rocha está em estado de tensão e é este estado de tensão que conduz à deformação das rochas.

Todos as rochas, na verdade, todos os materiais, apresentem determinadas propriedades (elasticidade, plasticidade e viscosidade) que dependem da própria composição química e que quando sujeitas a determinadas condições diferentes das da sua origem, reagem tendo um comportamento, originando uma deformação que se manifesta numa determinada estrutura, neste caso geológica.

As rochas da litosfera apresentam deformações devido à acção de forças de pressão exercidas pelo peso das rochas que estão por cima e das tensões

provocadas pela mobilidade das placas litosféricas. As tensões geradas podem ser de diferentes tipos, dependendo dos limites tectónicos onde ocorrem. Submetidas a estados de tensão, as rochas sofrem deformações, originando falhas e dobras.

O comportamento que a rocha irá apresentar vai depender de factores intrínsecos à própria rocha, a composição mineralógica e textura, e de factores extrínsecos, a temperatura, o tempo, a pressão de fluidos, e do tipo e intensidade da tensão. A mesma rocha pode apresentar comportamento frágil numas circunstâncias, e dúctil noutras, dependendo das condições em que se encontra.

Os elementos de dobra que caracterizam a geometria das dobras, são:

- FLANCOS, ou vertentes da dobra, porções de menor curvatura.
- CHARNEIRA, que é a linha que une os pontos de máxima curvatura, corresponde à zona de convergência das camadas de cada flanco.
- NÚCLEO, formado pelas camadas mais internas da dobra.
- PLANO AXIAL, plano que contém as charneiras dos diferentes estratos dobrados, dividindo a dobra em dois flancos sensivelmente iguais.
- EIXO da dobra, que corresponde ao ponto de interseção do plano axial com a charneira.

Dobras2_zps9n4opfao

As dobras podem ser classificadas segundo o seu aspeto geométrico (antiforma, sinforma e neutras) e segundo a idade das rochas que as constituem (anticlinal e sinclinal):

ANTIFORMA - com a concavidade virada para baixo (U invertido), e se as rochas mais antigas se encontrarem no núcleo, designam-se por ANTICLINAIS.

SINFORMA - com a concavidade virada para cima (forma de U), e SINCLINAL se as rochas mais recentes se encontram no núcleo da dobra.

NEUTRAS - quando a concavidade é lateral e o plano e o eixo da dobra é vertical

Anticlinal e Sinclinal depois de se analisar a idade do núcleo das dobras. A grande maioria das vezes o anticlinal corresponde ao antiforma e o sinclinal ao sinforma mas em rochas em que a deformação intensa pode ter havido inversão na posição das camadas, por exemplo pode haver um sinforma anticlinal ou antiforma sinclinal.


Dobras1_zps2eojwmtc

As coordenadas indicadas vão levar-te a observar um exemplo de dobras.

Para logar a cache envia-me por “user profile” as respostas ás seguintes questões:

1 – Qual a largura estimada das dobras?

2 – Que altura tem a charneira mais alta?

3 – Que tipo de dobra podes obeservar? Anticlinal ou Sinclinal?

4 – Em que margem do rio observas as dobras ?

5 – Uma fotografia que comprova-se a tua presença no local é bem vinda.( Não obrigatório.) Não colocar fotos que demonstrem as respostas ás perguntas.

Boa cachada, diverte-te.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

110 Logged Visits

Found it 101     Didn't find it 1     Write note 7     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 106 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.