
Como função tinha a de protecção do porto de Angra e das frotas coloniais que nele se abrigavam à época, contra os assaltos de piratas da Barbária e de corsários protestantes naquele trecho do Atlântico Norte e de aquartelar as tropas espanholas deixadas pelo marquês de Santa Cruz para a defesa da ilha. Foi denominada como Fortaleza de São Filipe em homenagem ao soberano, Filipe II de Espanha (1556-1598).

Por dificuldades diversas os trabalhos estenderam-se até ao governo de D. Diogo Fajardo (1628-1639). Datam deste período a abertura da cisterna, composta por três corpos interligados, e com capacidade para 3.000 pipas, assim como a cavalariça, sobre a qual se ergue o atual Palácio do Governador, e a ermida de Santa Catarina de Sena, posteriormente colocada sob a invocação do Espírito Santo.
Quando da Restauração da Independência em Portugal (1640), as forças espanholas, sob o comando do Mestre-de-Campo D. Álvaro de Viveiros, aqui resistiram durante onze meses (de Mar1641 a 4Mar1642), ao cerco que lhes foi imposto por forças portuguesas, compostas pelas
Ordenanças da Terceira às quais se juntaram as das demais ilhas, sob o comando de Francisco Ornelas da Câmara e João de Bettencourt.

D. Álvaro de Viveiros que comandava os destinos deste Forte tinha acumulado uma fortuna enorme. Os pedidos de reforço da tropa aquartelada nunca foram satisfeitos, por isso D. Álvaro sabia que a sua rendição às tropas portuguesas era mais do que uma verdade em curto espaço de tempo. Por isso guardou os seus bens mais preciosos e escondeu-os para não os entregar aos Portugueses.
Tendo-se rendido com honras militares, foi-lhes permitido retirarem-se com as armas pessoais assim como duas peças de artilharia de bronze e respectiva munição. Os espanhóis deixaram para trás cento e trinta e oito peças de ferro e bronze de diversos calibres, 392 arcabuzes, cerca de 400 mosquetes e copiosa munição.

Para conseguires encontrar esta cache vais ter de realizar o percurso histórico e estar atento.
A Fortaleza pode ser visitada no horário abaixo mencionado.

N 38 39.ABC W02713.DEF
A = Numero de portas falsas existentes no castelo
B = Numero de prisões x 2
C = Ás varandas da casa do governador tira 1
D = Numero de arcos completos existentes na cripta
E = Numero de Janelas na fachada da Igreja
F = Aos sinos soma 3
BOAS CACHADAS E CURTAM O CASTELO!
|