Skip to Content

<

Serra da Estrela

A cache by fernandoams Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/21/2015
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) abrange o essencial do maciço da Estrela, estendendo-se por território dos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia. Este é mais um recanto do nosso belo jardim que é a Serra da Estrela.

Serra da Estrela

Serra da Estrela

Classificação

O Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de julho, classificou o maciço da Estrela como Parque Natural, referindo tratar-se de "uma região de característica economia de montanha" onde subsistem "refúgios de vida selvagem e formações vegetais endémicas de importância nacional".

Acrescente-se que à classificação não foi alheio o valor paisagístico do conjunto, "uma personalidade" no dizer de Torga, nem as ameaças em termos de ocupação do espaço.

Caracterização

No Parque Natural da Serra da Estrela, acidente orográfico que em conjunto com as serras do Açor e da Lousã forma o extremo ocidental da Cordilheira Central, podem distinguir-se cinco principais unidades paisagísticas:.
  • o planalto central;
  • os picos e algumas cristas que se estendem a partir destes;
  • os planaltos a menor altitude;
  • as encostas; e
  • os vales percorridos por linhas de água.

Geologia

A serra da Estrela é dominada pela ocorrência de rochas graníticas, com idade compreendida entre os 340 - 280 milhões de anos, que se encaixam nos metassedimentos de idade Precâmbrica-Câmbrica, entre os 500 - 650 milhões de anos, relativos ao Complexo Xistograuváquico..
Em épocas mais recentes, os agentes de erosão levaram à formação de depósitos sedimentares, alguns dos quais com características muito particulares, como os provocados pela ação dos glaciares, há cerca de 20.000 anos..

Geomorfologia

A serra da Estrela é constituída por planaltos alongados na direção sudoeste-nordeste. As altitudes mais elevadas encontram-se do lado sudoeste, no chamado Planalto da Torre, onde se atinge a maior altitude de Portugal continental, a 1993 m. As altitudes vão diminuindo gradualmente para nordeste, até que, por alturas da Guarda, a montanha quase se confunde com os planaltos da Beira Transmontana.

Hidrologia

Nascentes e fios de água, bem como inúmeras linhas de água de caráter torrencial, abundantemente alimentados pelos ventos húmidos de oeste, multiplicando-se pelo interior do maciço, fazendo do mesmo, o grande castelo de água das Beiras. Três importantes rios portugueses - o Mondego, o Zêzere e o Alva - nascem na serra da Estrela.

Clima

Os padrões de distribuição de temperatura e da precipitação na Estrela são muito complexos, devido às diferentes influências do clima Temperado e Mediterrânico e da proximidade do Atlântico e do interior da Península Ibérica. Estes processos são intensificados ou enfraquecidos pelo relevo, pelo efeito altitude, orientação e "efeito barreira".
Normalmente, com o aumento da altitude a velocidade do vento e a precipitação aumentam, enquanto a temperatura desce.

Informação obtida em http://www.icnf.pt/



Serra da Estrela

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

72 Logged Visits

Found it 60     Didn't find it 8     Write note 3     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 81 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.