Skip to content

<

Silveira _ Um ? Sem Espinhas

A cache by difus3 ; KoimbraKaches Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/03/2015
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


-. ....- ----- ----- ..... ---.. ..--- ...--


SILVEIRA

As Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, desde sempre estiveram arreigadas as Festas Religiosas, sendo importantes as capelas de Catarredor, das Silveiras e Chiqueiro. Do ponto de vista das práticas religiosas a Ermida da Sr.ª da Piedade seria o elo de ligação com o Vale, a meio caminho entre este e a Serra. Neste contexto é de referir que, de entre os nove lugares havia subgrupo de três com festa comum e baile separado se o Lugar tivesse gente para tal.

Esta trilogia, segundo alguns está ligada á ideia da Santíssima Trindade. Assim a Capela do Catarredor incluía os lugares do Candal e Vaqueirinho; a Capela das Silveiras incluía as Silveiras (de Baixo e de Cima) e a Cerdeira e a Capela do Chiqueiro que incluía os lugares de Talasnal e Casal Novo.

As festas eram a altura em que se vestia “o melhor fato” e com mais um pouco de esforço se comia a caçoila de chanfana, para além dos bailes populares com concertineiros. Assim, em 1947 é construída a Capela de São Lourenço, em local mais acessível que a antiga Capela, entretanto destruída pelo violento incêndio que assolou a Serra da Lousã a mais de 30 anos. Hoje são umas ruínas, cheias de mato e silvas. A Festa de S. Lourenço, na Aldeia Serrana da Silveira, é (era) em Agosto. Era uma das Festas dos Povos da Serra.

Com as Aldeias desertificadas, as Festas eram o ponto de reencontro, de realização de negócios e muitas vezes de resolução de questões. A Festa de São Lourenço é (era) uma das mais importantes da Serra e caracteriza – se pela vertente religiosa – S. Lourenço (saída Capela, seguida de uma pequena procissão e regressa à Capela), e pela vertente popular, havendo lugar a “pic – nic” e ao Encontro Anual de Tocadores de Concertina, havendo baile popular tradicional. Mas, em 2010, não houve Festa, o Santo não saiu a rua em Procissão, porque os mais idosos vão partindo e os mais novos, quase que esqueceram a tradição..


A Cache

Esta Cache está colocada numa zona com Ruínas, que hoje em dia se poderá dizer que é uma espécie de aldeia fantasma situada na Serra da Lousã
Peço que acima de tudo usufruam do local sem estragar o que por lá existe, pois não é necessário!
Tirem fotos, muitas fotos..e partilhem se assim o entenderem.



.-- ---.. .---- ..--- ..--- ----. ----.

Pode verificar a solução deste puzzle no GeoChecker.com.

Additional Hints (No hints available.)